O Projeto "Justiça vai à escola" do Fórum de Santarém em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), visitou no início desta semana a Escola Nossa Senhora Santana na comunidade Arapixuna. As visitas nas escolas consistem em levar informações para os pais sobre o compromisso que devem ter com a educação dos filhos. Na comunidade Arapixuna, o projeto abordou o tema: "A responsabilidade dos pais na escola" e teve como palestrante o Juiz Cosme Ferreira Neto que levou exemplos de histórias reais das famílias brasileiras.
"Durante a palestra o Juiz abordou a história de dois jovens. Um que foi criado por uma família humilde e com poucas condições financeiras para os estudos e outro que tinha boas condições financeiras, mas que não deu o devido valor aos estudos. Mesmo assim, o jovem que tinha a menor possibilidade de crescer profissionalmente se dedicou e se tornou um homem de sucesso, graças ao incentivo que os pais sempre deram. A fala do Juiz remeteu ao que muito estamos acostumados a ver atualmente, infelizmente muitas famílias colocam a responsabilidade da educação dos filhos totalmente na escola, sendo que não é assim que deve funcionar. Os pais precisam entender que é deles a responsabilidade de cobrar, acompanhar e ver de perto o desenvolvimento do seu filho na escola, assim como, determinar as regras e tarefas que os filhos precisam cumprir para terem um futuro promissor como pessoa e como profissional", afirmou a coordenadora da região de rios Gedalbe Pereira.
O Projeto "Justiça vai à escola" do Fórum de Santarém está em parceria com a Semed desde o início deste ano. A ideia é levar palestras informativas a todas as escolas da rede municipal.
Além das escolas da região de rios, escolas do planalto e da zona urbana devem ser atendidas com o projeto.
Veja a galeria de fotos do Projeto
Confira o cronograma de visitas