Representantes e alunos da Escola Sagrado Coração de Jesus, em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Santarém (Coopresan), promoveram uma ação de educação ambiental em Alter do Chão durante as festividades do Çairé. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (19) e faz parte do projeto “Aprendendo com o boto sobre a importância da preservação do patrimônio público de Alter do Chão”.
Em festividades como o Çairé, algumas pessoas acabam jogando lixo no chão pensando que não há problema, pois é "apenas uma embalagem pequena” e não percebem o dano ao meio ambiente. Por isso, a ação visou levar aos visitantes, turistas, entre outros a conscientização ambiental em relação ao descarte correto de resíduos e, também, a coleta seletiva.
Pensando nisso, a Escola Sagrado Coração de Jesus não distribuiu folhetos ou folderes como seria normalmente, mas sim calendários com instruções sobre a coleta seletiva no verso.
Desta forma quem recebia o material dificilmente o descartaria logo, pois sendo um calendário, quem o recebe o levaria até casa sua para utilizá-lo. Durante a ação estiveram presentes o prefeito Nélio Aguiar, a vereadora Maria José e a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela.