4. Projeto "Cultura na Comunidade" proporciona oportunidades a artistas de bairros
Projeto "Cultura na Comunidade" proporciona oportunidades a artistas de bairros Autor: Desconhecido

Projeto "Cultura na Comunidade" proporciona oportunidades a artistas de bairros

Valorizar a cultura e levar a arte até o povo. Esse é o objetivo do Projeto "Cultura na Comunidade", que teve a terceira edição realizada no sábado (2), no bairro Urumanduba, distante cerca de 10 km da área central de Santarém. Com a iniciativa, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) honra com o compromisso da gestão do prefeito Nélio Aguiar de democratização da cultura.

A noite foi inédita e emocionante para muitos moradores. A programação cultura foi diversificada com apresentações dos integrantes do Grupo Carimbatuque, a Banda Acorde Missionário (do bairro), Banda Filarmônica Professor José Agostinho e exposição de artesanato (do bairro).

O aposentado Raimundo Santana Corrêa, de 80 anos, conta que ficou impressionado com a apresentação da Banda Filarmônica. Santana disse que pela primeira vez pôde prestigiar o trabalho dos músicos do bairro Urumanduba. "Agradeço o governo municipal por nos dar a oportunidade de apreciar a apresentação da Banda Filarmônica Municipal, eu vi uma vez, mas foi na Orla da cidade e agora prestigiar aqui no nosso bairro sem dúvida recebemos com alegria. E é motivador aos talentos do nosso bairro, principalmente para quem deseja seguir nessa linha, a arte", enalteceu o morador.

"Esse é um Projeto de oportunidades", assim a iniciativa foi definida por um dos integrantes da Banda Acorde Missionário, Gabriel Augusto. "É um espaço para expor as diferentes linhas artísticas, é excepcional a proposta do Projeto Cultura na Comunidade. É essencial ao povo que reside nas áreas mais afastadas do Centro. Nós da Banda Acorde Missionário ficamos agradecidos por essa oportunidade de mostrar ao público as músicas do gênero religioso, e favorecer o diálogo entre os comunitários. Parabéns Prefeitura de Santarém e Secretaria Municipal de Cultura", elogiou.

"O prefeito Nélio Aguiar sempre falou que a cultura tem que ir aos lugares mais distantes da área central. Estamos aqui também para através desse projeto, dar oportunidade aos artistas do bairro. Estou muito feliz em realizar mais esta etapa", declarou o secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figueira, o "Pixica".

A 4ª etapa do Projeto Cultura na Comunidade será realizada no bairro Diamantino, especificamente na Praça da Igreja São Paulo Apostolo, no próximo sábado (9). O planejamento é que nas próximas etapas, bairros sejam visitados a cada mês.