Projeto ″Cultura na Comunidade″ no bairro Aeroporto Velho.Valorizar a cultura e levar arte as áreas mais afastadas. Essa é a diretriz do Projeto "Cultura na Comunidade" que estreou as atividades de 2018 na noite de sábado (2), no bairro Aeroporto Velho. A realização é da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em parceria com as representações comunitárias. A noite, com uma programação diversificada, foi inédita e emocionante para muitos moradores. Abertura com a Banda Sinfônica Wilson Fonseca, integrantes da Banda Punk do Arrocha e o músico, Rai Monteiro, seguido de apresentações dos talentos do bairro, paródia, poesia, música gospel, música popular, grupo folclórico, o Porco Elétrico/Pavulagem na Roça e Quadrilha Big Bem estiveram dentre as atividades da noite.
Lusamira Sampaio, declamou uma paródia sobre o bairro Aeroporto Velho.Segundo o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, o retorno do Projeto "Cultura na Comunidade" superou a expectativa, principalmente pela participação dos talentos do próprio bairro. "O prefeito Nélio Aguiar sempre falou que a cultura tem que ir aos lugares mais distantes da área central. Sempre no propósito de valorizar e divulgar os artistas experientes e abrir aos novos talentos. Toda nossa equipe ficou maravilhada pelo retorno da participação dos comunitários com a apresentação musical, paródia na declamação pela moradora de setenta e cinco anos idade, Lusamira Sampaio, que pontuou as qualidades dos moradores do bairro Aeroporto Velho, além de poesia e animação dos brincantes do Porco Elétrico", declarou o secretário Luís Alberto Figueira, o "Pixica".
Os irmãos Jakeline, 13 anos e Samuel Alves, 9 anos apresentaram-se como uma dupla gospel.Na relação dos artistas do bairro da música estavam a dupla gospel, os irmãos Jakeline de 13 anos e Samuel Alves, de 9 anos. Jakeline, cheia de felicidade, disse ter sido a primeira vez que se apresentaram aos moradores do bairro. "Estamos felizes pela oportunidade de cantar para o público da área que moramos. E nos alegra grandiosamente o uso do canto para levar a mensagem de Deus as pessoas", destacou a cantora adolescente.
Entre os músicos experientes estavam o regente da Banda Sinfônica Maestro Wilson Fonseca, Charles Almeida, que afirmou que a experiência do Projeto "Cultura na Comunidade" alinha com a dinâmica das ações do Instituto Maestro Wilson Fonseca. "Nós trabalhamos com vários segmentos musicais, entre a Banda Sinfônica. O projeto nos proporciona sair de ambientes de lugares fechados, como auditórios e ir para áreas mais afastadas em ambiente aberto. Além de levarmos o conhecimento a quem nunca ouviu a música erudita e popular", disse.
Rai Monteiro, optou por apresentar um repertório romântico. O músico santareno Rai Monteiro esteve também entre os convidados. "Apresentei o repertório romântico. Estou muito satisfeito de ter recebido o convite para estar aqui neste projeto que é uma ação agradável a todas as idades", declarou.
A presidente do Conselho Comunitário do bairro Aeroporto Velho, Fátima Rebouças, avaliou a ação como positiva e parabenizou o cumprimento do governo municipal em cumprir com o prometido, levando atrações convidadas e apoio na logística e som. "Só nos resta agradecer a Prefeitura de Santarém, através do secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, e toda a equipe pelo apoio e comprometimento. Consideramos o Projeto excelente para fomentar a cultura nas áreas mais afastadas do centro. É maravilhoso", elogiou a representante do bairro.
A presidente do bairro, Fátima Rebouças também participou declamando uma poesia.A próxima comunidade a receber o Projeto "Cultura Comunidade" será o bairro Laguinho, na quarta-feira (6). A ação desta vez terá parceria nas atividades culturais das Festividades de Santo Antônio, localizado na Travessa Luis Barbosa, s/n, no Salão Comunitário da Igreja Santo Antônio, entre as Avenidas 24 de outubro e Tapajós.
Mais informações:
Alciane Ayres – Assessora de imprensa da Semc
Contato: (93-99179-4634 / 98130-8014) / ascom.semc.stm@gmail.com