4. Projeto Cultura na Comunidade inicia atividades de 2018 no sábado

Projeto Cultura na Comunidade inicia atividades de 2018 no sábado

Agencia Santarém

Com a proposta de oportunizar os talentos das comunidades da área urbana e rural, seja na música, na poesia, na dança, no teatro e demais artes, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) inicia as atividades 2018 do Projeto "Cultura na Comunidade". A estreia deste segundo ano será no sábado (2), as 20h, na Avenida Tupaiulândia, no bairro Aeroporto Velho, esquina com a Rua Boa Vista, mediações do Posto de Saúde.

Segundo o secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, o retorno do Projeto é um reflexo positivo da execução em 2017. "O governo municipal novamente cumpre a promessa de campanha quanto a democratização da cultura na permanência de ações culturais na área central e da extensão aos bairros mais afastados e nas comunidades. A realização no ano passado foi surpreendente, agradou os comunitários e os artistas visitantes. Esse resultado nos mostra que estamos no caminho certo", disse.

Diversas atividades estão programadas para a abertura do Projeto no bairro Aeroporto Velho como paródia ( Raimunda Lusamira), música gospel ( intérpretes, Jaqueline , Samuel, a Banda Yakecan-Som do Céu), música popular (Banda Wilson Fonseca, intérpretes Gerson, Geisa, Dênis, Ety Vasconcelos, Ilson Duarte, Rogério, Rai Monteiro, Porco Elétrico) e Dança (Quadrilha Big Bem).

O Projeto "Cultura na Comunidade", realizado nas comunidades da área urbana e rural, abrangeu em 2017 vinte e cinco comunidades. O destaque da última realização ficou por conta da parceria com o Projeto Floresta – Um Piano na Amazônia, da pianista Carla Ruaro, natural do Rio Grande do Sul. Juntos foram feitas ações em 12 comunidades da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns com o propósito de deixar a população mais perto das artes.

Em 2018, serão atendidas 30 comunidades. Sendo uma no planalto santareno, Vila Boa Esperança, margem da Rodovia Santarém Curua-Uma e duas no Eixo Forte, margem da Rodovia Everaldo Martins, que liga a cidade ao balneário de Alter do Chão, a Vila São Braz e Irurama.

Para saber mais sobre a parceria leia: Projetos "Cultura na Comunidade" e "Um Piano na Amazônia" levam artes a comunidades ribeirinhas

Mais informações:
Alciane Ayres – Assessora de imprensa da Semc