Os moradores do bairro São Francisco na grande área da Nova República receberam a 8ª etapa do Projeto "Cultura na Comunidade" da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), na noite de sexta-feira (4). Entre os atrativos culturais, estavam: a dança com os grupos (Esporte/Lazer, Diva e Corpo Sensual), música (Filarmônica Municipal e Grupo Carimbatuque) e o teatro de rua (núcleo de contação de história do Projeto Uirupari do Programa de Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa).
O secretário municipal de cultura, Luís Alberto Figueira, destacou o retorno positivo das ações do Projeto. "O governo municipal prossegue o cumprimento da promessa de campanha, quanto a democratização da cultura na permanência de ações culturais na área central e da extensão aos bairros mais afastados e nas comunidades. Mais um exemplo que estamos na diretriz certa, quando comprovada pela grande participação do moradores", disse.
A presidente da Associação de Moradores do bairro, Edileusa Sousa agradeceu a iniciativa. "Este novo projeto da Prefeitura é maravilhoso, aproximadamente 250 moradores participaram aqui no bairro. Está nos proporcionando a qualidade cultural e tem oportunizado a participação dos artistas do bairro. O reflexo desta ação está no comportamento dos moradores, atentos, tranquilos para ver as demonstrações artísticas, e sem nenhum agravante, a arte é transformadora para o bem", informou emocionada, a representante do bairro.
Jéssica Miranda, atriz do teatro de rua do núcleo contação de história do Projeto Uirupari/Programa de Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará-Ufopa, reforçou a oportunidade ao acesso a cultura promovida pelo Projeto do município. "A proposta do Núcleo é interagir com toda a comunidade e atingimos aqui o nosso objetivo. Trabalhamos simultaneamente a fala com adereços e contei a história da árvore. No adereço monta-monta é uma forma de instigar a imaginação do público. A parceria com o Projeto da Prefeitura reforça a dinâmica do Projeto Uirupari, ao levar o teatro de rua para quem não tem acesso a arte cênica", destacou.
A Filarmônica Municipal de Santarém participou com 40 músicos. No repertório, mistura de ritmos. O Carimbatuque, com 5 músicos e muito carimbó finalizou a atividade do Projeto Cultura na Comunidade.
A 9ª etapa do projeto será neste sábado (4), bairro Prainha, na praia em frente ao Centro Cultural João Fona (CCJF), integrado a 6ª edição do Lual Regional, às 19h.