Uma noite especial e com uma iluminação natural da lua cheia. Foi assim a noite de sábado (4) na praia em frente à cidade, onde a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou mais uma etapa do Projeto "Cultura na Comunidade" e, em parceria com o Movimento pela Cultura Santarena, também ajudou na realização da 6ª edição do Luau Regional.
Na orla e na praia em frente ao Centro Cultural João Fona (CCJF), o natural ficou mais harmonioso e propício a alegria e diversão com os eventos culturais e mensagens de preservação à natureza. O evento contou com a participação de um público de diferentes idades que prestigiou as apresentações musicais.
O titular da pasta de Cultura no município, Luis Alberto Figueira, destacou a satisfação de alcançar o objetivo de mais uma ação cultural. "Estamos oportunizando a população santarena a respirar cultura a cada dia. Estamos levando aos bairros e comunidades o Projeto Cultura na Comunidade na estratégia de atuação nas áreas afastadas da área central da cidade. E ainda, o apoio e a parceira aos agentes culturais do município, a exemplo nesta noite estamos juntos com o Movimento pela Cultura Santarena, no Luau Regional. Neste mês iniciaremos mais uma estratégia conjunta, vamos levar o Projeto Cultura na Comunidade, em parceria com o Projeto Piano na Amazônia, aos comunitários da região do rio Arapiuns", declarou.
O coordenador do Movimento pela Cultura Santarena, Nando Ferreira, disse que a 6ª edição do Luau Regional superou a expectativa de público. "A noite foi espetacular com aproximadamente 5 mil pessoas distribuídas na orla e na praia. Ofertamos ao público apresentações de qualidade, variedades em gêneros e, acima de tudo, a valorização do artista local e o alerta à preservação ao meio ambiente. A cada intervalo informamos ao público a jogar o lixo na lixeira", detalhou.
A interprete Priscila Moreira, pela primeira vez no evento, disse ter ficado muito feliz pelo convite. "Sinto-me agraciada pelo convite e, no repertório, quis trazer os clássicos da lambada e o carimbó. Aqui está tudo harmonioso, o clima, a lua e alegria das pessoas".
Na relação das atrações, havia muitos veteranos do Luau Regional, dentre eles, a Filarmônica Municipal de Santarém. O regente titular, Rafael Brito, disse que a Filarmônica já participou de todas as edições. "Nos sentimos honrados pela sexta participação e pela organização do evento, e nos ter como referência da música regional é gratificante", destacou.
Estiveram ainda no palco os artistas: Joseph Pierre, Maria Lídia, Cristina Caetano, Clarice Sena, Blackout, Hugo Erlon, Dandara, Diamba Reggae e Carimbatuque.