O Projeto "Arte do Carimbó", da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (Semc), Turismo (Semtur), Agricultura e Pesca (Semap) e Meio Ambiente (Semma) teve a terceira atividade aprovadíssima pelo público. O Projeto, que ocorre aos sábados, no Malocão do Parque da Cidade teve a apresentação do grupo de carimbó, Tatu Kanastra e convidados que energizaram o corpo e a mente dos presentes.
"O governo municipal nos dá total apoio auxiliando com o som, o translado dos músicos, os instrumentos e o espaço. Agora, nosso carimbó está tendo maior prestígio no município de Santarém com a parceria das secretarias municipais, em especial a pasta de Cultura. É maravilhoso vermos também as crianças e idosos animados dançando o carimbó. Isso nos alegra muito. Reflexo que estamos no caminho certo", destacou o mestre de carimbó e coordenador do grupo Tatu Kanastra, Paulinho Barreto.
A aposentada Nanci Garcia, de 74 anos, é moradora do bairro Aparecida e levou as netas gêmeas, Luana e Lorena, de seis anos, que ficaram sabendo do Projeto e insistiram para que a avó as levasse. "Elas ficaram animadas quando viram no jornal da TV. Pularam de alegria, e aqui estou com elas. Essa opção de lazer é de grande valor para a nossa cultura. O ambiente é muito agradável e aqui nós aprendemos sobre a história do ritmo e a dança. No próximo sábado estaremos aqui novamente", garantiu.
Cristina Nogueira, sobrinha da cadeirante e aposentada, Maria José Nogueira, de 73 anos, disse que o Projeto representa a cultura paraense por dar destaque ao carimbó e fomenta o conhecimento dessa arte. "Trouxe a minha tia cadeirante mais as crianças a este ambiente alegre e seguro. A minha tia gosta muito de carimbó e com certeza ela está revivendo o passado dela aqui no Malocão. Eu não medi esforços, viemos do bairro Maracanã participar com os mestres de carimbó. Ótima opção ao entretenimento e a qualidade de vida", elogiou.
O secretário municipal de cultura, Luis Alberto Figueira, enfatizou que o Projeto valoriza os grupos musicais do carimbó e os evidencia. "Juntos nesta parceria, damos visibilidade a arte do carimbó que além de promover o lazer também é educativa. Nosso Projeto é um sucesso, a gosto de diferentes faixas etárias", concluiu o titular da pasta da cultura no município.
O Projeto "Arte do Carimbó" ocorre aos sábados, no malocão do Parque da Cidade, em dois momentos, às 17h com atividades lúdicas, e às 20h com rodas de carimbó.
_____________________________________________________________________
Mais informações
Alciane Ayres – Assessora de comunicação/Semc
Contato: 93-991794634/ascom.semc.stm@gmail.com