1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Programa Acessuas Trabalho inicia 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade para 50 usuários
Programa Acessuas Trabalho inicia 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade para 50 usuários Autor: Desconhecido

Programa Acessuas Trabalho inicia 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade para 50 usuários

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A abertura do 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), na se...

A abertura do 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), na sede do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Participaram da solenidade a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, a coordenadora do Programa Acessuas Trabalho Louise Aguiar, a Técnica Assistente Social do CIEE no Pará e Amapá Mônica Félix, a Consultora do Posto CIEE Santarém Monique Damasceno, a Analista de Aprendizagem Débora Costa, a Assessora Técnica da Semtras Gabrielle Andrade, as coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os adolescentes e jovens que foram escolhidos para participar do Programa.

Segundo a coordenadora do Acessuas Trabalho Louise Aguiar o objetivo do 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade é desenvolver orientações, espaço de reflexão, conscientização, discussões, preparação, orientação e mediação para que os usuários da Assistência Social possam fortalecer a autonomia e protagonismo na busca por direitos e espaços de interação relacionada ao mundo do trabalho. "Nós estivemos na semana passada sensibilizando as famílias dos jovens usuários dos serviços da Assistência Social da Proteção Social Básica (PSB) e Proteção Social Especial (PSE) e também dos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para firmar o compromisso em nos ajudar a garantir a presença dos jovens na capacitações, uma vez que o apoio familiar é fundamental nesse momento", esclareceu Louise.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito agradeceu a parceria do CIEE pelo trabalho de capacitação e o trabalho do Programa Acessuas Trabalho das equipes das PSB. A secretária também deixou uma mensagem para os jovens e adolescentes. "Que todos possam absorver o máximo de conhecimento, participar assiduamente das oficinas com dedicação para que estejam aptos a inclusão no mercado de trabalho. Ontem eu ouvi uma passagem bíblica que conta a história do Zaqueu que me chamou a atenção e quis compartilhar aqui para vocês. A passagem conta a história de Zaqueu que queria ver Jesus no meio de uma multidão mas por ter baixa estatura não conseguia. No entanto, ele não desanimou, teve a ideia de subir em uma árvore e por isso foi visto por Jesus. Vocês, jovens devem fazer como Zaqueu. Não desanimar diante dos obstáculos e das dificuldades, vocês devem buscar sempre o melhor para serem notados e com isso conseguir uma vaga no mundo do trabalho", finalizou.

O jovem de 17 anos Márcio Profírio Figueira Pinto Junior é usuário do Cras São José Operário desde os sete anos, quando o equipamento ainda era um núcleo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Na ocasião, falou de ter sido um dos escolhidos para participar do ciclo. "Sempre morei no bairro São José Operário e ainda não trabalho, estou só me qualificando, fazendo cursos. Essa oportunidade será muito importante, por isso estou muito feliz", confidenciou o usuário.

Cinquenta jovens vão participar da capacitação. Foram selecionados quarenta usuários dos oito Cras, usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Programa Bolsa Família (PBF), dez usuários do Creas (8 em Medida Socioeducativa em Meio Aberto e 2 usuários da Casa de acolhimento Reviver (em situação de acolhimento institucional).

Os critérios de escolhas foram que os usuários deveriam ter o número do NIS, estar inserido em algum Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou Medida Socioeducaativa (MSE) Centro de Referência Especializado do (Creas) e Casa de Acolhimento ter assiduidade e empenho nas atividades do serviço em que participa, demostrar interesse em se inserir no mundo do trabalho, participar das oficinas no contra turno escola para aqueles que estudam, não sendo uma obrigatoriedade estar matriculado regulamente na escola.

As oficinas que ocorrerão uma vez por mês, nos meses de novembro e Dezembro/2018, e janeiro e fevereiro de 2019 com duração de 4 horas cada oficina. Sendo divididos os 50 usuários inseridos nas oficinas em dois turnos com 25 cada turma: o primeiro de 8h às 12h e o segundo de 14h às 18h.

As oficinas serão realizadas no Centro de Integração Empresa – Escola localizado na Tv. Dom Amando, 689 - Santa Clara, discutindo 4 temas. 

De acordo com Mônica Félix, Técnica Assistente Social do CIEE no Pará e Amapá, as oficinas a serem ministradas serão: 1ª Oficina (Quem sou eu?; Conceito de Trabalho, Etapas de um Processo Seletivo); 2ª Oficina (Como enfrentar uma entrevista de emprego? Postura Profissional); 3ª Oficina (Imagem pessoal x imagem profissional, habilidades interpessoais, liderança e trabalho em equipe); 4ª Oficina (Comunicação e negociação, habilidades interpessoais e conduta ética. Encontro/temática: planejamento).

Sobre - O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.
As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional, a intermediação pública de mão-de-obra, o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária, o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho), articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.