A Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão Técnica (DT) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã de sexta-feira (2), a primeira Oficina da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maicá e contou com a parceria da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa).
Participaram da oficina todos os profissionais lotados naquela UBS e o objetivo foi fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, no âmbito da atenção básica do município de Santarém. A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional para a Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, do Ministério da Saúde. Também tem por finalidade qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica, com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos, no âmbito da saúde pública.
"A capacitação é desenvolvida por meio de atividades teóricas e práticas, leituras e discussões de texto, troca de experiência, dinâmicas de grupo, conhecimento da realidade local, sínteses e planos de ação, por isso, nesse período, é preciso que a UBS pare seu atendimento ao público, para que todos os profissionais possam participar, desde o vigia até o médico", explicou a coordenadora do Programa da Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, enfermeira Graça Almeida. Ela salientou que essa formação deve ser estendida a todas as UBS's do município e que a atual gestão de saúde está olhando com muito carinho para essa questão, dada a sua importância para mães e bebês. "Agora o programa está sendo levado adiante com a realização das oficinas, que são o ponto de partida para o desenvolvimento de ações", disse Graça Almeida.
As demais capacitações seguirão um cronograma planejado pelos 11 tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, em Santarém, da qual fazem parte enfermeiros da Semsa e da Sespa, que foram capacitados pelo Ministério da Saúde. A próxima equipe a ser capacitada dentro da Estratégia Amamenta e Alimenta, será da UBS da Conquista, no dia 23 deste mês.