4. Professores participam de formação continuada sobre Metodologia de Iniciação Esportiva
Professores participam de formação continuada sobre Metodologia de Iniciação Esportiva Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

Participaram da formação aproximadamente 120 professores da rede municipal de ensino, que atuam na Educação Física Escolar nas escolas de Santarém. A capacitação foi realizada nesta quarta-feira (27), na Escola Municipal de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy. A formação teve como objetivo incentivar a formação de professores, além de discutir e reapresentar os modelos de ensino dos esportes nas modalidades de handebol, voleibol, futsal e basquetebol, apontando ferramentas para o processo de ensino e avaliação.

Com uma carga horária de 8 horas, os professores receberam informações sobre as seguintes temáticas: capacidade de rendimento; métodos de ensino dos esportes; jogos de inteligência e criatividade tática; aprendizagem tática: capacidades táticas e estruturas funcionais; aprendizagem motora: capacidades coordenativas; planejamento e organização do processo de ensino aprendizado e iniciação esportiva: formas de avaliação.

"A ideia é capacitar os participantes para posterior atuação nas escolas municipais. Nosso objetivo é trabalhar com o ensino do esporte, vários modelos de ensino, quais os métodos que eu quero utilizar ou o que eu posso utilizar para eu conseguir melhorar os meus alunos no nível de desenvolvimento cognitivo e motor", explicou a ministrante do curso, Elianey Roberta Azevedo Lages, que é mestranda em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Um dos participantes do curso é o professor de Educação Física Escolar, Jaconias Santos da Silva que desenvolve o projeto "Estudante Bom de Bola é Bom na Escola", na Escola Municipal Tereza Neuma, localizada na Comunidade Tabocal, com alunos de 6º ao 9º ano, categorias de 12 a 17 anos. Para ele, a formação é fundamental para ampliar seus conhecimentos. "Essa formação vai contribuir muito para meu aprimoramento dos conhecimentos da área que atuo, pois o objetivo principal é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, bem como a questão educacional no ambiente onde o aluno socializa", disse.

Para o professor Luiz Carlos Vieira, a formação profissional em todas as áreas de conhecimento é importante e que deve sempre passar por esse processo de formação continuada. "Na formação continuada temos a possibilidade em conjunto com o palestrante e com os demais colegas de profissão trocar experiências exitosas em diversos contextos, fazer com que essas experiências, fundamentalmente as pessoas que já estão seguindo carreira na profissão, possam trazer essas experiências inovadoras nessa área para que a gente possa enriquecer o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar", destacou.

A formação é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da coordenação de Educação Física Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed).