1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Primeiro dia da campanha Julho Amarelo em Santarém detecta novos casos de hepatites virais
Primeiro dia da campanha Julho Amarelo em Santarém detecta novos casos de hepatites virais Autor: Desconhecido

Primeiro dia da campanha Julho Amarelo em Santarém detecta novos casos de hepatites virais

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A procura por testes rápidos para a detecção das hepatites virais, na abertura do Julho Amarelo, foi...

A procura por testes rápidos para a detecção das hepatites virais, na abertura do Julho Amarelo, foi considerada muito boa pela coordenação da campanha em Santarém. A campanha Julho Amarelo foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (5), no Belo Centro, com ação da Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

No total, 1.160 testes rápidos para a detecção das Hepatites B e C, e ainda Sífilis e HIV foram realizados durante todo o dia de hoje. Destes, foram 3 casos positivos de hepatites, sendo 2 de hepatite B e 1 de hepatite C. Ainda foram registrados 18 casos de sífilis e 1 caso de HIV.

Na ação, foram distribuídos também 2.160 preservativos masculinos e 200 preservativos femininos. "Em nossas ações, sempre ofertamos todos os testes disponibilizados pelo CTA Santarém. É sempre uma oportunidade de atuarmos orientando sobre todas as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)", explica Ana Lúcia Ferreira, coordenadora local do CTA.

A coordenadora considerou a procura muito boa e espera que por todo o mês de julho, em que o CTA estará intensificando as ações de combate às hepatites, as pessoas façam os testes para tirar dúvidas sobre a doença e seu estado sorológico.

A programação do Julho Amarelo prossegue até o final deste mês, com diversas ações como oferta de testes rápido, de insumos de prevenção e de material educativo, além de orientações sobre cuidados, detecção e tratamento das hepatites virais. O objetivo é chamar a atenção para a luta contra as hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

O Ministério da Saúde estima que milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus das hepatites B e C e não sabem, correndo o risco de evoluírem para a doença crônica, cujas consequências mais graves são a ocorrência de cirrose ou câncer hepático.

A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 40 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer Unidade de Saúde e, em caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Confira a programação do Julho Amarelo em Santarém:
05/07/2019
- Abertura da Campanha Julho Amarelo
Local: Belo Centro (Av. Lameira Bitencourt)
Horário: 8h às 16h30

13/07/2019
- CTA no Borari
Local: Alter do Chão (Praça do Çairé)
Horário: 15h às 23h

19/07/2019
- CTA na Praça
Local: Praça Tiradentes (Av. Tapajós)
Horário: 8h às 13h

26/07/2019 (Manhã)
- Capacitação para profissionais da Beleza (manicures, barbeiros, tatuadores, etc.)
Local: sede do CTA Santarém (AV. Barão do Rio Branco, 860, esquina com a Marechal Rondon)
Horário: 8h30 às 13h

26/07/2019 (Tarde/Noite)
- Encerramento
Local: Parque da Cidade (Av. Bartolomeu de Gusmão)
Horário: 16h às 22h

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.