4. Primeira Feira da Produção Familiar do Oeste do Pará inicia nesta sexta-feira em Santarém
Primeira Feira da Produção Familiar do Oeste do Pará inicia nesta sexta-feira em Santarém Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

Inicia nesta sexta-feira (17) e prossegue até domingo (19) a "1ª Feira da Produção Familiar do Oeste do Pará", no estacionamento do Rio Tapajós Shopping, no horário de 17h às 22h. O evento é uma iniciativa do Shopping Rio Tapajós e Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) integrada com as Secretarias Municipais de Turismo (Semtur) e Cultura (Semc) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) através do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) por meio da Consulte e entidades parceiras. A expectativa é que o evento atraia um público de pelo menos doze mil visitantes.

A ideia principal do evento é abrir espaço para apresentação do mercado agrícola familiar local, além de dar abertura para uma frente de consumo e possibilitar maior visualização mercadológica. Nesse sentido, fortalecendo a agricultura familiar e gerando renda para os produtores familiares de Santarém.

A ideia do evento é fortalecer o mercado da agricultura familiar local. (Foto: Arquivo/PMS)Ao todo, 33 expositores de diversas comunidades de Santarém participarão da ação que contará com uma feira, onde produtos trazidos pelos agricultores serão comercializados, de acordo com o que cada comunidade produz. Outras atividades estão programadas como danças tradicionais e shows culturais.

Com o tema, "Integrando Gerações para uma Agricultura Familiar Sustentável," a feira vai proporcionar aos produtores trocas de experiências e vivências da produção agrícola, além de estimular a degustação da gastronomia local. Barracas de frutas, tubérculos, doces, sucos, tucupi, tapioca, farinha, produtos artesanais, dentre outros produtos, estarão no espaço. O evento também vai abordar a importância do Turismo de Base Comunitária que busca valorizar o saber e o fazer das comunidades tradicionais.

Serão 33 expositores de diversas comunidades com comercialização dos produtos. (Foto: Arquivo/PMS).Para os organizadores, a Feira resgata a agricultura familiar e dissemina a importância do trabalho do campo para Santarém e Região, para a geração de emprego e renda, por meio da agricultura e do turismo.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, a Prefeitura busca fomentar e incentivar os agricultores a participarem do evento. "Enquanto município estamos incentivando os pequenos agricultores a participarem da feira por ser uma forma segura de venda e divulgação de seus produtos, onde poderão também ampliar a produção. O projeto é mais uma forma de incentivar a agricultura familiar, trazendo produtores para comercializarem diretamente para o consumidor", disse Costa.

Após os três dias de atividades, a ideia é que a Feira continue com a comercialização e exposição dos produtos todas as terças-feiras no próprio local.

A Feira surge como uma alternativa para os agricultores familiares da região de Santarém que desejam divulgar e comercializar seus produtos diretamente para o consumidor, e assim excluir do processo o atravessador que adquire o produto no campo e revende nos mercados da cidade por um preço mais elevado. Resumindo, será uma excelente oportunidade de troca e disseminação do conhecimento agroecológico.Barracas de frutas, tubérculos, doces, sucos, tucupi, tapioca, farinha, produtos artesanais, dentre outros produtos, estarão no espaço.  (Foto: Arquivo/PMS).

Sexta-Feira (17/05)

17h00 – Visitação nas Barracas das Comunidades dos 33 expositores da Feira
18h00 – Abertura Oficial com as autoridades municipais e parceiros do Evento com a participação da Filarmônica Municipal José Agostinho Fonseca.
21h00 – Apresentação Cultural do Grupo Festa de Carimbó
22h00 – Encerramento.