O estimulo à prática da atividade física aliada à promoção do destino Santarém em outras cidades da região Norte, foi a motivação para a realização da "1ª Corrida – Santarém do Meu Amor", em comemoração aos 358 anos da cidade, promovida pela Crono - Assessoria Esportiva e Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). O evento reuniu 450 atletas de Santarém e outras cidades dos Estados do Norte do Brasil, para a competição em dois percursos, sendo um de 5 Km e outro de 14 Km. Participaram desta primeira edição corredores de Oriximiná, Alenquer, Itaituba, Manaus, Macapá, dentre outras.
A sócia/proprietária e coordenadora dos Staffs da Crono, Ândria Figueira, avaliou como positiva a primeira edição da Corrida. "Essa corrida era um sonho nosso, desde quando a gente montou a empresa para trabalhar as consultorias para as empresas e a gente resolveu inovar e entrar de cabeça nesse universo e através das corridas a gente viu que vários grupos foram surgindo, pessoas foram se interessando, nós queríamos fazer algo que fosse diferente e o sonho de fazer uma corrida de Aniversário já existia desde 2018. Esse ano graças ao secretário Diego Pinho, conseguimos a parceria da Secretaria de Turismo que nos ajudou bastante abrir as portas para colocar a corrida no calendário do Aniversário de Santarém. Aqui vem a família dos competidores, e todos em busca de uma saúde melhor e festejar os 358 da nossa cidade", ressaltou.Secretário Diego Pinho, Ândria Figueira membros da Semtur e da Crono
Para o secretário de Turismo, Diego Pinho, toda ação que traz benefícios à população será sempre bem recebida. "Sempre iremos apoiar iniciativas como essas que geram o bem-estar para a saúde da nossa população e que atraem pessoas de outras cidades para a competição e através do evento esportivo divulgam a nossa cidade, por meio de suas redes sociais. Este é um momento muito importante para nós santarenos, pois vários atletas da nossa cidade se únem com os atletas que vem de fora, para dar um abraço simbólico em nossa cidade com a corrida, no percurso dos 14 km, que homenageou os 358 anos da nossa querida Pérola do Tapajós, a nossa querida Santarém", destacou.
O tenente-coronel Ney Tito da Silva do 4º Grupamento de Bombeiro Militar de Santarém que participou da corrida juntamente com outros profissionais corporação parabenizou a organização pelo evento. "Para mim comemorar os 358 anos de Santarém, praticando a atividade física, com saúde e contemplar o que é mais belo, correr de frente para esse lindo encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas, então Santarém está de parabéns por esse evento perfeito, com uma corrida pela parte da manhã bem diferenciada. Que a gente continue firme e forte amando a nossa Pérola do Tapajós", frisou.
"Para nós é muito importante, primeiro por estar na cidade de Santarém, cidade que nos acolheu, acolheu o 8 BEC na década de 70, quando veio para cá para fazer a implantação da BR 163. Esse momento é muito significativo e importante nós estamos celebrando a vida, buscando melhorar a saúde e incentivar a todos para essa prática e sobretudo contemplando as belezas naturais que a cidade possui", ressaltou, após os parabéns dos 358 anos, o tenente-coronel Marcelo Linhares ao descrever sua felicidade em participar da Corrida.
Ao centro a atleta Emille AndressaPara a corredora Emille Andressa Azevedo da Equipe Tigre Corredores que conseguiu a primeira colocação na classificação geral feminino de 5 Km é um orgulho poder subir no podium e representar Santarém na competição. "Estou muito Feliz porque treinei muito para essa corrida, treinei todos os dias, umas 3 a 4 horas de treino e graças a Deus consegui meu objetivo, que era o primeiro lugar. É um orgulho muito grande estar representando Santarém, não só aqui, mas quando vou para Parintins, Macapá e todo lugar me sinto muito feliz em levar o nome da minha cidade. Hoje eu só quero agradecer a organização pelo evento que comemora os 358 anos da nossa Pérola do Tapajós", disse emocionada.
O atleta Dionísio CosmoO atleta Dionísio Cosmo, que atualmente mora em Manaus, mas que é de Prainha, ao destacar sua vitória na classificação geral masculino dos 5 km disse que ficou muito feliz com o resultado e que breve estará representando Santarém nas competições que participa, pois pretende morar na Pérola do Tapajós. "É prazeroso treinar e no dia de prova a gente conseguir a melhor colocação. Tô feliz pelo meu tempo, pouco mais de 15 minutos de prova. Já vim muitas vezes aqui em Santarém, sou paraense, mas moro em Manaus, represento o Amazonas e sempre estou no podium. Breve quero vir morar em Santarém e a partir daí representar essa linda cidade onde eu for competir".
A corrida contou com apoio das demais secretarias municipais da Prefeitura de Santarém, da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.
Na Classificação, a subida no podium ficou definida de acordo com a relação abaixo:
- Classificação Geral Feminino de 5 km.
1º Emille Andressa Azevedo
2º Ruth de Sousa Pereira
3º Antônia Carneiro Pereira
- Classificação Geral Masculino de 5 km.
1º Dionisio Cosmo
2º Roger Muller Silva Amaral
3º Robson Augusto de Sousa
- Classsificação Geral Feminino 14 Km
1º Risonete dos Santos
2º Najara Lima dos Santos
3º Denilza Iuna Santos
- Classificação Geral Masculino 14 km.
1° Jose Maria
2° Antônio Cosmo
3° Jean Mendes
A corrida contou com a participação do Grupo Pernas Solidárias com corredores que levaram crianças cadeirantes em todo percurso.Grupo Pernas Solidárias