Para levar mais qualidade de vida através de estradas acessíveis a zona rural, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) segue com a execução de serviços de recuperação de ramais em comunidades rurais.
Atualmente, uma frente de serviço da secretaria está concluindo a recuperação e manutenção do ramal na Serra do Catitu e Guaranazinho na Região do Ituqui. Centenas de famílias serão beneficiadas com a melhoria de infraestrutura do ramal, melhorando os serviços de atendimento, escoamento da produção e facilitando o acesso para os estudantes que estudam na região.
Leia também:
Em 2018, 365 km de ramais foram recuperados nas regiões do Eixo Forte, Planalto, Curuá-una, Lago Grande, Tapajós e Ituqui. Na região do Ituqui, 40 km de ramais que interligam as comunidades Guaraná a Santarém Miri foram recuperados nos últimos meses. Há 16 anos o ramal não recebia serviços de terraplenagem. Além da região do Ituqui, outra frente de serviço da Semap está na Região do Tapajós com abertura de 16 km de ramal.
O governo municipal sob a gestão do prefeito Nélio Aguiar, em parceria com o titular da Semap Bruno Costa, não tem economizado esforços para atender as demandas quanto a recuperação de ramais nas comunidades rurais e ribeirinhas do município.
"Essas obras servem para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades, pois são ramais de ligação e, sem dúvida, ajudará a agilizar o escoamento da produção e também contribuir com o transporte escolar", destacou Bruno Costa.
O trabalho de recuperação na região do Ituqui está em nível avançado. Antes sem a mínima condição de tráfego, hoje recebe a aprovação dos usuários e moradores que necessitam se deslocar para a sede do município, como também, fazer a escoação da produção.
O produtor Antônio da Conceição de 53 anos, morador da comunidade Guaraná, afirmou que há muito tempo o ramal não recebia este investimento, ele aproveitou para agradecer o prefeito pelo empenho e dedicação com os produtores rurais. "Este ramal há anos não recebia um investimento como esse. No inverno, nós moradores, ficávamos isolados. Agradeço ao prefeito Nélio que juntamente com o nosso secretário Bruno Costa, estão de parabéns, pois estão conseguindo resolver o nosso problema em menos de um ano", destacou.