4. Prefeitura reúne com moradores do bairro Matinha para conscientizar sobre a importância do IPTU
Prefeitura reúne com moradores do bairro Matinha para conscientizar sobre a importância do IPTU Autor: Desconhecido

Lideranças do bairro agradeceram as orientações da secretária Josilene Pinto.A Secretária de Gestão, Orçamento e Finanças da Prefeitura de Santarém, Josilene Pinto, participou na noite desta terça-feira (19) de uma reunião com os moradores do bairro Matinha. O objetivo foi conscientizar sobre a importância do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de tirar dúvidas sobre a atualização cadastral imobiliária. A iniciativa faz parte da campanha 'IPTU em dia, Santarém melhor todos os dias'. O encontro aconteceu na Escola Municipal Sérgio Luiz Henn, localizada na Rua Nayara, s/n.

Informações ajudam a desenvolver políticas públicas.O IPTU é um imposto utilizado em prol da própria população, com investimentos na saúde, educação, infraestrutura urbana e rural, sinalização de trânsito, saneamento, dentre outras áreas. "Por isso se faz necessário fazermos esse trabalho de conscientização, por meio da educação fiscal, para que o contribuinte entenda a importância de manter o pagamento do IPTU em dia. De acordo com dados gerados pelo Sistemas Integrados para a Administração Pública (Siap), o bairro Matinha possui 1.508 imóveis cadastrados. Deste total 45,05% estão inadimplentes com o IPTU, ou seja, a prefeitura deixou de receber valores que poderiam ser aplicados em serviços", explicou Josilene Pinto.

Para o coordenador da Divisão de Cadastro Imobiliário de Santarém, Amauri Aguiar, o contribuinte precisa saber da importância de atualizar o seu cadastro imobiliário e não perder os benefícios. "Com o cadastro imobiliário atualizado, o contribuinte só tem vantagens, pois ele fica apto para concorrer ao sorteio do IPTU Premiado 2019, ajuda a melhorar o planejamento urbano da cidade, além de promover justiça fiscal", enfatizou.

Moradores atentos às informações.O morador Luiz Gonzaga Menezes, 79 anos, destacou a importância da campanha. "Sabemos que a inadimplência com o IPTU no nosso município ainda é muito grande, mais de 50% da população deixa de pagar o imposto. Se todo mundo pagasse em dia com certeza o prefeito teria melhores condições de realizar serviços. Por isso é importante essa mobilização para que nós, enquanto contribuintes, saibamos da importância do imposto e que a gente consiga de fato melhorias para nossa cidade", disse o morador.

A campanha é coordenada pela Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) com apoio do Grupo Municipal de Educação Fiscal de Santarém (GMEF).

Estiveram presentes na reunião, além da secretária de Finanças Josilene Pinto; o chefe da Divisão de Cadastro Imobiliário, Amauri Aguiar; o chefe da Divisão de Atendimento ao Contribuinte, Vilberto Sá; o presidente da Associação de Moradores do Bairro Matinha, Aldomiro Souza da Silva (Neguinho) e dezenas de moradores.