1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura retoma atividades de entregas do PAA para unidades de consumo interno
Prefeitura retoma atividades de entregas do PAA para unidades de consumo interno Autor: Desconhecido

Prefeitura retoma atividades de entregas do PAA para unidades de consumo interno

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras...

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal retomou nesta terça-feira (23), as atividades de entregas de alimentos oriundos da agricultura familiar para as unidades de consumo interno beneficiárias do programa em Santarém.

De acordo com o chefe da Divisão de Segurança Alimentar de Santarém Fagner Gonçalves, trezentos mil reais (R$ 300 mil) foi o aporte financeiro do Programa do governo Federal para execução até dezembro deste ano.

“Devido a situação de pandemia a Covid-19 ocorreu um atraso na liberação do recurso, mas veio em boa hora e, por isso já estamos iniciando a entrega dos alimentos para as unidades de consumo interno. Desde a retomada do PAA na gestão do governo Nélio Aguiar,  todos os anos 2017, 2018, 2019 e 2020 o programa está sendo executado”. Observou Fagner.

O Chefe da Divisão de Segurança Alimentar de Santarém explicou que a proposta de 2020, atenderá 120 famílias produtoras, e 21 unidades beneficiárias até o final de 2020.

“Estávamos ansiosos por retomarmos as entregas desse ano, infelizmente a situação vivenciada, fez com que tivéssemos esse atraso, mas o importante é que o público interno beneficiário como Asilo São Vicente de Paulo, Creche Seara, Apae entre outros, já estão recebendo esses alimentos”. Acrescentou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Desde a implantação, o PAA é administrado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e é referência no serviço social por fomentar a agricultura familiar. As unidades beneficiadas consumidoras foram devidamente cadastradas e aptas, submetidas unicamente ás exigências do Ministério da Cidadania/Governo Federal.

Informações Adicionais:
- O PAA é um programa do Governo Federal, cabe as Prefeituras somente a execução por meio da apresentação de propostas de participação, interesse e execução correta do recurso disponibilizado. Os municípios que participam do programa não possuem poder de determinação nem do valor a ser liberado, nem do público beneficiado, seja produtor ou consumidor.

Em Santarém, a Semtras é a unidade executora do programa e é submetida a análise e validação de Instância Social sob responsabilidade do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Santarém (Comsea). É o Conselho que, analisando o recurso liberado pelo Governo Federal, determina quantas unidades consumidoras serão atendidas verificando precisão, quantidade e regularidade dos alimentos proporcionais ao seu recurso disponível. Toda a liberação de recurso cabe unicamente ao Governo Federal.

Toda a execução do programa é realizada e acompanhada pelo Ministério da Cidadania (MC) por meio do Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (SISPAA) tanto agendamentos, aquisição, distribuição e outros.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.