Prefeito Nélio Aguiar inspeciona obras na Dom Frederico Costa. Serão quase 1000 metros de asfalto. Foto-Mauro Nayan
Os serviços de terraplenagem para o asfaltamento de mais um trecho da Avenida Dom Frederico Costa prosseguem. Aproveitando o breve período sem chuvas, a via foi duplicada e uma das pistas, neste primeiro trecho da obra que vai da Av. Moaçara até a Av. Marcílio Dias, já está asfaltada. No local foram feitos serviços de drenagem, construção da ponte de concreto, construção de meio-fio e pavimentação asfáltica em uma das pistas.
Esse é um importante passo para oferecer melhores condições de trafegabilidade e mobilidade para importantes bairros da zona este. A obra é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). É um compromisso da atual gestão que foi resgatado e vem sendo cumprido.
O serviço de terraplenagem está acontecendo no mesmo trecho, só que na segunda pista. Para a conclusão desta primeira etapa de asfaltamento da Dom Frederico Costa, ainda falta a implantação de calçamento. Além disso, o trecho da via próximo a Av. Moaçara ainda deve receber serviço para a implantação de sistema de drenagem e aterro antes de ser asfaltado.
Com a conclusão desta primeira etapa, a empresa responsável pela obra segue para trabalhar a segunda etapa da obra de asfaltamento da Dom Frederico Costa, que vai da Av. Marcílio Dias até a Rua Maringá.
O trabalho de pavimentação é dividido em dois trechos, totalizando quase 1000 metros, conforme explica o titular da pasta de Infraestrutura, Daniel Simões. "O primeiro compreende a Av. Moaçara à Rua Marcílio Dias, no bairro São José Operário; o segundo vai da Marcílio Dias à Rua Maringá, nos bairros São José Operário e Jutaí. Ao todo, serão 924,87 m de vias pavimentadas", destaca.
"Construímos a ponte de concreto, obra que sempre foi pedida pelos moradores dessa grande área. Agora, continuamos trabalhando com o asfalto na Dom Frederico Costa, que recebeu todo um serviço de drenagem de grande qualidade. Iremos entregar a via para a população com calçamento, meio-fio e sinalização. Trata-se de uma obra muito bem executada, como todas as outras que estamos fazendo em diversos bairros da nossa cidade. Santarém está em obras e estamos levando benfeitorias a bairros que antes não recebiam serviços, mas que agora estão recebendo, beneficiando toda a população", lembrou Nélio.
A obra está orçada em R$ 3.658.810,39 e deve beneficiar diretamente cerca de dez mil pessoas. Será um importante corredor para o tráfego de veículos e pedestres, desafogando a Avenida Curuá-Una.
A pavimentação da Dom Frederico Costa faz parte de um contrato que prevê o asfaltamento de outras vias, do outro lado da cidade, no bairro Mapiri. Através deste contrato, também serão asfaltadas:
Rua Vitória, entre Rua Itapuã e Rua Antônio Bastos;
Rua Três de Junho, entre Rua Itapuã e Passagem;
Rua Itapuã, entre Av. Borges Leal e Rua Três de Junho;
Trav. Tapajoara, entre Av. Borges Leal e Rua Vitória;
Rua Passagem 01, entre Rua Três de Junho e Rua Vitória;
Passagem 02, entre Rua Três de Junho e Rua Vitória.