1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura realiza oficina na busca de avançar nos indicadores de saúde de Santarém
Prefeitura realiza oficina na busca de avançar nos indicadores de saúde de Santarém Autor: Desconhecido

Prefeitura realiza oficina na busca de avançar nos indicadores de saúde de Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Na última terça-feira (11) os coordenadores dos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde (...

Na última terça-feira (11) os coordenadores dos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram de uma oficina de análise dos indicadores da saúde para a elaboração de um relatório e traçar metas para o avanço dos serviços de saúde oferecidos pelo SUS a população de Santarém e região. A oficina aconteceu no auditório da Semsa, em parceria com a Prefeitura de Santarém e Conselho de Secretarias de Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems/PA).

 “Nosso objetivo em vir a Santarém para a realização da oficina foi de traçar um planejamento com os coordenadores dos diversos setores da semsa que trabalham diretamente no acompanhamento dos indicadores da Saúde, ou seja, de todos os programas que é desenvolvido aqui. Iniciamos uma análise em conjunto, de alguns indicadores, dentre eles a melhoria da qualificação da vigilância em saúde, que é o PQAVS, os indicadores do Cofinanciamento estadual, para tratar sobre a mortalidade materna, conversamos sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Básica, que ainda não está bem definido, por isso merece um estudo, na tentativa de alinhar informações para identificar em qual lugar Santarém está, quanto a prestação de serviços, como esse serviço está sendo desenvolvido, quais os indicadores que o município está alcançando, quais não estão e quais medidas serão tomadas para o alcance desses indicadores, para o avanço na assistência da saúde da população”, explicou a apoiadora do Cosems, Rosicléia Freitas Borges, ao falar sobre os objetivos da oficina.

De acordo com a secretária de Saúde, Dayane Lima, a oficina é determinante para uma análise aprofundada da real situação dos serviços prestados em Santarém e quais pontos ainda precisam de mais atenção da gestão, para o avanço dos serviços de saúde. “A oficina foi realizada com o Cosems, que é um grande parceiro do município, que vem somar forças para avançarmos nos atendimentos de saúde à população de Santarém e região. Estamos com nossas ações todas voltadas para o alcance de metas e melhorias constantes nos nossos indicadores, pois isso é a garantia de mais investimentos para a nossa população, e esse encontro apontará, quais decisões precisam ser tomadas para o avanço nesses indicadores e assim garantir mais recursos para a Saúde de Santarém”, destacou.

A coordenadora da Atenção Básica da Semsa, Sueleide Bonfim, ressaltou a importância da oficina para análise de situação e tomadas de decisão, quanto ao melhoramento dos indicadores. “Essa oficina vem trabalhar, o novo financiamento da Atenção Básica, pois para que o município tenha acesso ao financiamento é preciso atingir os nossos indicadores. Na oficina analisamos cada indicador, para um estudo de um planejamento para sabermos até onde vamos avançar, com elaboração de metas, essa foi a grande finalidade desse encontro”, finalizou.

A oficina foi um momento de estimulo para os coordenadores no sentido de formação de hábito, de analisar e avaliar as informações para determinar metas de curto, médio e longo prazo para o alcance de metas, no que se refere ao melhoramento dos indicadores. De acordo com a apoiadora do Cosems, o novo modelo de financiamento da Atenção Básica, ainda não está formatado, que somente quando o Ministério da Saúde divulgar as portarias é que os municípios poderão organizar suas redes de serviços de Saúde.

A imunização, a atenção a Saúde da Criança, Saúde da Mulher, são os principais indicadores que Santarém busca avançar.

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.