Na noite de quinta-feira (30) foi realizada a abertura do X Festival de Música do Planalto Santareno (Femups), organizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com o apoio do Governo do Estado/Fundação Cultural do Estado do Pará. O evento tem por objetivo estimular a criação, produção, fortalecimento e difusão musical na zona rural da região do Tapajós, respeitando as especificidades culturais, oportunizando compositores, músicos e intérpretes de qualquer gênero musical.
O palco do evento foi a Comunidade São Raimundo da Palestina, km 26, na entrada do ramal da Comunidade Jacamim, na Rodovia Santarém Curuá-Una.
Músicas inéditas e autorais avaliadas pelo corpo de jurados, foram classificadas na primeira noite:
1 - Maridão Safadão - Anselmo Correa do Nascimento;
2 - A Cor do Bolero - Ana Carolina Pedroso da Cruz;
3 - É impossível viver sem a natureza - Rubson Santos;
4 - Uma Rosa em meu jardim - Jefferson Luis Sousa de Oliveira
5 - Sabe, Amor... - Igor Felipe
6 - Triste Favela - Pedro Henrique Pereira de Sousa
"Contamos mais uma vez com a sensibilidade do prefeito Nélio Aguiar ao intermediar o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará. Concretizamos assim mais esta ação cultural democrática no segmento musical", destacou o secretário municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira.
Nesta edição, o Femups contou com a participação de personalidades renomadas da música do Pará, como: o superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo; os cantores e compositores Maria Lídia, de Santarém e o Adilson Alcântara, da capital paraense.
"Há 25 anos no mercado musical, eu já visitei muitas cidades no estado paraense e outros lugares do Brasil, mas ainda não havia participado de um cenário como este. A estrutura é excelente, a Banda Base com instrumentistas de excelência, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o secretário municipal de Cultura, Luís Alberto estão de parabéns por essa valorização musical na comunidade interiorana", elogiou o compositor e músico, Adilson Alcântara.
"Acima da qualidade dos interpretes, nós temos que ver o evento que impressiona tanto a qualidade e a participação da comunidade, mais do que a importância cultural e artística é a importância social, na certeza que a comunidade junto com o governo constrói um futuro pacífico, de paz, da cultura social. Esse é o grande mérito desse povo", avaliou o superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo.
Para acompanhar os dias do evento musical, veio da capital paraense da Fundação Cultural do Estado do Pará, o Hugo Bispo. As intervenções artísticas do Femups, terão o intérprete do gênero sertanejo, Renan Castro (11 anos) da área urbana no Residencial Salvação, e os músicos e compositores Maria Lídia e Adilson Alcântara.
Na eliminatória desta sexta-feira (1), serão apresentadas as seguintes músicas:
Música Autor(es)
01 SANGUE DE ANCESTRAIS Suane Soledade
02 BEM MAIS PERTO DE TI Joice de Oliveira Pantoja
03 TIVE UM SONHO DE AMOR Anderson dos Santos Dias
04 USA-ME Adriana Caroline de Jesus Garcia
05 FICAR POR FICAR Brenda Vieira/Isabelle da Silva
06 ENCANTOS DO TAPAJÓS Maria Mercê Sousa dos Santos
07 UM PAI IGUAL A VOCÊ José Luis Sousa de Oliveira
08 MONUMENTO DA NATUREZA Pedro Jerônimo
09 POVO DO PLANALTO Ray Silva
A final está programada para o sábado (2), às 20 horas.