A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) proporciona momentos de lazer aos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão. O passeio aconteceu na quarta-feira (13). Vinte adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) acompanhados por técnicos do Cras Alter do Chão tiveram a oportunidade de conhecer a Serra da Piraoca (pira= peixe, oca= casa) localizada na vila balneária.
Segundo a coordenadora do Centro, Jozimara Damasceno, foi um dia de desbravar a natureza, formar novos hábitos com relação aos recursos naturais, a sensibilização dos cuidados com o meio ambiente e sua preservação e também serviu para contemplação da beleza natural.
Os adolescentes percorreram uma subida um pouco íngreme, por 4 km (subida e descida), mas nada tão dificultoso que atrapalhasse a expectativa de muitos que mesmo morando na vila nunca tiveram a oportunidade de ganhar de presente a bela vista em 360º e contemplar Alter do Chão, o Lago Verde, o Rio Tapajós e a Ponta do Cururu.
Para Nirlana Borari Dias Vasconcelos, de 15 anos do (SCFV), usuária há 5 anos do centro, visitar o local foi uma oportunidade importante. “Foi um passeio tão maravilhoso. O Cras sempre nos proporciona vários passeios, mas esse foi o melhor de todos. Subir a Serra da Piraoca foi cansativo, mas a visão foi maravilhosa”.
O adolescente morador da vila balneária de Alter do Chão Edenilton Leal da Silva, usuário do Centro há um ano, avaliou a oportunidade de conhecer a Serra. “A visão que temos daqui é impressionante, podemos ver lindas praias, o Piranha, Jacaré a Ponto do Cururu, Tauá foi tudo muito bom”.