4. Prefeitura promove 1º Seminário de prevenção ao suicídio
Prefeitura promove 1º Seminário de prevenção ao suicídio Autor: Desconhecido

Prefeitura promove 1º Seminário de prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Atenção Psicossocial- Álcool e outras drogas (CAPS ad III), promoveu na manhã de sexta-feira (15), o 1° Seminário de Prevenção ao Suicídio.

Com o tema: "Suicídio: Saber para prevenir", o seminário fez parte da programação do setembro amarelo, que faz alusão a prevenção do suicídio em todo o Brasil.

Durante o evento foi possível contextualizar questões importantes ligadas a atenção, cuidados e prevenção ao suicídio.Nos casos atrelados a dependência química, considera-se que as pessoas usuárias dessas substâncias são mais propensas a cometerem suicídio.

Participaram do encontro: enfermeiros da atenção básica (AB); psicólogos; acadêmicos dos cursos de assistente social, psicologia, enfermagem; profissionais dos Cras e Creas, familiares de pacientes atendidos pelo Caps AD III e convidados.

Para a coordenadora do Caps, Neidemara Sousa, este primeiro seminário foi de fundamental importância, pois foi apresentado a comunidade um assunto que está em evidência no mundo. "Nosso objetivo é reunir a rede da atenção básica e psicossocial do município para tratar de um assunto que é de grande relevância de saúde pública no mundo, no Brasil e em Santarém que tem uma prevalência bem alta em relação ao suicídio. Após o seminário, esses profissionais devem levar para as unidades de saúde que atuam, a escuta para que o profissional possa ouvir as pessoas que chegam procurando por atendimento, e até mesmo no circulo familiar e profissional, e assim identificar algum tipo de anormalidade no comportamento desse indivíduo", afirmou.

Segundo a enfermeira Conceição Siqueira que esteve participando do seminário,  é preciso que a sociedade veja os assuntos relacionados a saúde mental com outros olhos: "Todos nós como profissionais precisamos ver a saúde mental com outro olhar. Antigamente, as pessoas tinham muito medo de falar sobre o tema em questão, hoje, nós precisamos falar sobre a prevenção para que possamos reduzir gradativamente esse índice. Os profissionais precisam estar integrados, falando a mesma linguagem", ressaltou Conceição Siqueira.

Durante o evento foi disponibilizado um espaço para que os familiares de pacientes atendidos pelos Caps AD III, pudessem expor e vender os produtos artesanais confeccionados durante oficinas realizadas no Centro de Atenção Psicossocial.

A programação do Setembro Amarelo em Santarém encerra no próximo dia 20 de setembro, com caminhada, às 17h e saída do Caps AD III até a Praça Tiradentes.

O Caps AD III está  localizado na Avenida Presidente Vargas, Nº 2809, entre 2 de Junho e Assis de Vasconcelos.