Durante a tarde do dia 25 de julho (sábado), a prefeitura de Santarém, por meio de agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participou da soltura de um exemplar de tamanduá-mirim no posto de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizado na Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, Km 72.
A ação foi promovida pelo Zoológico da Universidade da Amazônia (ZooUnama) que havia recebido o animal no dia 24 de julho. “Esse tamanduá foi encontrado no bairro do Juá por moradores, assim que o avistaram chamaram os órgãos competentes que enviou o animal até nós. Além disso, ele está sadio e não apresenta nenhum sinal de maus tratos, ou de desnutrição e está apito ao retorno à natureza” informou Jairo Moura, médico veterinário da equipe técnica do ZooUnama.
Segundo Arlen Lemos, chefe de fiscalização da Semma, a soltura desse espécime na Flona do Tapajós garantirá a segurança dele contra a exploração humana. “Essa é uma região que é protegida e vigiada, sendo assim, temos certeza que esse animal não terá seu habitat natural ameaçado e poderá viver tranquilamente perpetuando sua espécie” explicou.