4. Prefeitura participa de comemoração pelos 20 anos de operação da Cargill em Santarém
Prefeitura participa de comemoração pelos 20 anos de operação da Cargill em Santarém Autor: Ascom Semtras

Geisa de Oliveira
Avanços e apoio às ações do município marcam a consolidação da empresa.

A Prefeitura de Santarém esteve presente na comemoração dos 20 anos de operação da Cargill no município. Explanação da trajetória da empresa, tour pelas dependências e também pelo rio Tapajós, apresentaram aos presentes a parte operacional da Companhia. O prefeito Nélio Aguiar, que cumpre agenda oficial em Brasília, foi representado pela secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito. Também estiveram presentes os secretários Emir Aguiar (Governo), Sandra Santana (Portos e Transportes Aquaviários) e João Paiva (Meio Ambiente).

Ricardo Nascimbeni, diretor da cadeia de suplementos da América do Sul e responsável pelas áreas de portos da Cargill, destacou o período  de atuação da empresa em Santarém.

"São 20 anos de uma história muito bonita, de sucesso, que nós estamos muito felizes em comemorar. Mas a gente não pode comemorar isso sozinho, nada do que nós alcançamos aqui seria assim, sem todo o apoio de toda comunidade que nós interagimos, dos órgãos. Então, falar do sucesso da Cargill nesses 20 anos aqui em Santarém, sem falar do apoio da Prefeitura de Santarém, sem falar da Marinha do Brasil, sem falar da Companhia Docas do Pará, vou mencionar esses três, poderia fazer uma longa lista, não seria justo nós comemorarmos sozinhos, o sucesso de Santarém é o sucesso de todas essas entidades juntas".

Ricardo lembrou que o projeto nasceu em 1997 e foi concretizado em 2003 e de lá para cá, muitos foram os avanços.

Explanação sobre os avanços e a operação da Companhia ao longo de 20 anos.

“Os volumes iniciais que estamos falando são de 300 mil toneladas/ano somente e hoje nós estamos, com todos os investimentos que fizemos, atingimos,  5 milhões de toneladas, e com mais investimentos podemos fazer até mais com isso. Falar de Santarém é falar de sistema de exportação de grãos no Brasil, onde Santarém se coloca dentre os mais competitivos para servir alguns mercados no Brasil. Localmente, nós estamos terminando um projeto de expansão que deve adicionar um pouco mais de 1 milhão de toneladas ao nosso sistema. Nós temos que expandir um pouco mais de navegação, quando falo de navegação, falo de barcaças da gente, que temos que expandir, nós estamos construindo uma unidade nova em Porto Velho, para servir também ao porto de Santarém. Então de todos esses movimentos nessa cadeia de exportação que são cada vez mais demandados no Brasil, no mercado externo para a gente responder essas demandas externas, requer investimentos aqui e esses investimentos ao final são expressos em mais empregos, mais receitas para as comunidades que nós interagimos, requer mais investimentos e tem toda uma cadeia que é beneficiada por todo esse crescimento do mercado, da região, de Santarém e também da Cargill", detalhou o diretor.

Celsa Brito parabenizou a Companhia e lembrou o apoio para ações na área da Assistência Social.

A titular da Semtras, Celsa Brito, parabenizou a Companhia e agradeceu o apoio da empresa para a área da Assistência Social ao longo dos anos.

“É com muita alegria que hoje estivemos comemorando a implantação e os avanços da empresa. Tivemos a honra de visitar e conhecer um pouco mais de todo o trabalho que é desenvolvido em nosso município. Agradecemos todo o apoio que a empresa sempre à Assistência Social, como nos tempos da pandemia, com a doação de cestas básicas, apoiando a campanha 18 de maio, que combate a exploração sexual de crianças e adolescentes em Santarém, entre outras ações. Desejamos que mais anos de sucesso sejam celebrados", parabenizou a secretária.