A equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santarém, tem cumprido um cronograma rigoroso de visitas às unidades de saúde. O objetivo é verificar a situação das unidades, identificando possíveis problemas para que sejam reparados e não cheguem a causar transtornos no atendimento à população.
A secretária municipal de Saúde Dayane Lima disse que essa é uma estratégia adotada pela Semsa para manter o funcionamento das unidades, sem prejudicar os usuários. "Às vezes são coisas pequenas que podem ser resolvidas logo, evitando problemas maiores. É a troca de uma lâmpada, é a manutenção em uma central de ar, a troca de um vidro quebrado em uma janela ou até a fase da energia para colocar em funcionamento um equipamento importante para o bom andamento do serviço. Em tudo isso a gestão tem pensado para melhorar as condições de trabalho aos nossos colaboradores e também proporcionar atendimento de qualidade à nossa população", ressalta a secretária de Saúde.
A equipe é composta por 8 pessoas especialistas em reparos diversos, desde instalação elétrica e hidráulica, pintura, revitalização de móveis, manutenção em telhado, piso, climatização, etc. Para alguns serviços, como poda de árvore, por exemplo, a equipe sempre conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).
De acordo com o coordenador de fiscalização do setor de engenharia da Semsa, Alexandre Ribas e um dos responsáveis pela equipe, algumas unidades de saúde passaram por mudança nas suas ligações elétricas, de bifásica para trifásica, para que pudessem aguentar o funcionamento de equipamentos que exigem uma voltagem maior, como é o caso dos gabinetes odontológicos e dos equipamentos de esterilização de material (o Autoclave).
A equipe já realizou reparos na UBS Aeroporto Velho que passou por uma revitalização geral interna e externa e nas UBS da Floresta, Aparecida/Caranazal, Diamantino, Centro de Referência em Saúde da Criança e Vigilância Sanitária.
Semanalmente, a equipe se divide para visitar as Unidades, identificando os reparos de que necessitam e tomando as devidas providências.
Na segunda-feira (15) a equipe esteve na UBS Maracanã realizando a manutenção das centrais de ar. Nesta terça-feira (16), uma equipe está realizando a manutenção na UBS de Santana do Ituqui, fazendo a troca de 15 lâmpadas, e a outra equipe deve verificar os reparos necessários no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Ainda hoje (16) pela manhã, a equipe esteve visitando a UBS da comunidade de Boa Esperança, realizando manutenção na fossa, instalação elétrica e no piso da Unidade. Amanhã (17), a equipe voltará à UBS da Floresta e também visitará as UBS's da Matinha e Diamantino.
Os reparos e manutenções visam, além de melhorar o andamento do trabalho nas UBS's santarenas, também garantir um atendimento de qualidade à população santarena.
Os coordenadores dos setores da Secretaria de Saúde estiveram reunidos ontem (15) com a secretária de saúde, Dayane Lima, em seu gabinete, para discutir a implementação de alguns serviços no município. Na ocasião, além do anúncio de revitalização e entrega de novas UBS's, como Área Verde e Salvação, a secretária também anunciou alguns projetos que devem ser implementados futuramente em Santarém, para a melhoria do atendimento à saúde.
Sobre os projetos futuros, ela falou sobre a entrega de três novas academias de saúde, de computadores para equipar as unidades, instalações de centrais de ar em unidades que não possuem, abertura de licitação para a compra de fardamentos para os colaboradores da Atenção Básica, com destaque para a implantação do "teste da orelinha" no Hospital Municipal e no Centro de Referência em Saúde da Criança e de um centro de fisioterapia todo equipado para atender a população santarena. "São projetos que já estão em andamento e que logo, logo serão uma realidade em Santarém", garante Dayane Lima.