Enfermeira Alba Leal e a vice-presidente da Associação de Moradores acompanhando as ações. Foto-Ascom Semsa
Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu uma ação de assistência em saúde aos moradores da ocupação Vista Alegre do Juá, que fica às margens da Rodovia Fernando Guilhon. Foram realizados 780 procedimentos. Os atendimentos aconteceram na sede comunitária da Associação de Moradores Salvação do Juá.
A vice-presidente da Associação, Lucenilda Pereira dos Santos, agradeceu a iniciativa. "Aqui nesta parte de baixo do Salvação do Juá, tem aproximadamente sete mil famílias que hoje tem acesso aos serviços de saúde, todos sabem que temos muitas dificuldades e graças a Deus conseguimos esses atendimentos aqui dentro. Hoje, conseguimos o transporte público e também esta ação de saúde e a associação sempre luta para trazer benefícios e agradecemos a parceria".
Prefeito Nélio Aguiar acompanhando os atendimentos médicos. Foto-Ascom Semsa
A moradora Luciléia Delgado Rego, que mora a três anos no Salvação do Juá, ficou feliz com os atendimentos de saúde. “Vim para os atendimentos e trouxe meus dois filhos para consultas e atualização de vacinas. Fiz o teste da pressão e está tudo bem. Muito boa essa programação, pois nós precisamos muito, porque às vezes temos que ir longe, para conseguir atendimentos em Unidades de Saúde aqui próximas", ressaltou.
A enfermeira coordenadora da ação, Alba Leal, explicou sobre os serviços que foram oferecidos. "Nesta ação trouxemos vários setores com procedimentos importantes para a população do local, desde os atendimentos de atualização de vacinação das crianças aos atendimentos de controle de zoonoses. Visitas domiciliares também foram realizadas pelos nossos agentes de endemias para orientar os moradores quanto a prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, Zica e chikungunha, além dos atendimentos médicos, de enfermagem”, ressaltou.
Para a secretária Dayane Lima sempre é que possível a Semsa estará com uma ação voltada para a assistência dos moradores do bairro. "Sabemos a carência das pessoas que moram na ocupação, por isso sempre que possível vamos estar atendendo a esta demanda. Sempre atendemos essa população nas Unidades de Saúde próximas, a exemplo das Unidades da Conquista/Amparo”, destacou.
Prefeito, lideranças comunitárias e o vereador Mano Dadai. Foto-Ascom Semsa
O prefeito Nélio Aguiar comentou sobre a ação. "É muito importante fazer esse trabalho. Como eu falo sempre, sou prefeito de todos e temos cuidado para cuidar de toda Santarém e através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação, levamos esta prestação de serviços. Por uma questão judicial, de litígio que existe em relação a área territorial, não é possível ter instalações própria da Prefeitura, mas não é por não ter um prédio de Unidade de Saúde que vamos deixar de prestar esse serviço tão importante na vida dos moradores. Sempre vamos estar cuidando da cidade e acima de tudo, vamos cuidar das pessoas”, enfatizou.
Atendimentos diversos realizados. Foto-Ascom Semsa
Procedimentos realizados
-Aferição de Pressão Arterial: 103
- Teste de Glicemia: 64
- Cartão SUS: 31
- Coleta de PCCU: 23
-Consulta de Enfermagem: 35
-Consulta Médica: 102
-Dispensação de Medicamentos: 105
-Atendimentos odontológicos: 76
-Testes Rápidos: HIV: 42
Sífilis: 42
Hepatite B: 42
Hepatite C: 42
-Vacina: 66
-Educação em Saúde: 07