4. Prefeitura inicia visitas nas comunidades para realização de cursos de atendimento ao turista
Prefeitura inicia visitas nas comunidades para realização de cursos de atendimento ao turista Autor: Desconhecido

Visando ampliar a agenda de cursos para as comunidades que trabalham com atendimentos aos turistas, a Prefeitura de Santarém iniciou um cronograma de visitas, a começar pela comunidade Santa Luzia, no Eixo-Forte, nesta terça-feira (3), e contou com a presença do secretário de Turismo Pablo Barrudada, dos técnicos do setor de Planejamento Turístico da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), do presidente da Federação do Eixo Forte, Sebastião Pereira Costa, e membros do Consulte – Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

De acordo com secretário de Turismo Pablo Barrudada, dois cursos serão disponibilizados ainda este mês de outubro. "No dia 11 de outubro, a Semtur irá realizar os cursos de Noções Básicas de Turismo e Excelência no Atendimento ao Turista. Os cursos são vitais para as comunidades que recepcionam os turistas, principalmente as que promovem festivais que agregam muitos visitantes, como é o caso de Santa Luzia, que realiza o tradicional Festival do Açai, que este ano acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro", explicou.

O presidente da Federação do Eixo-Forte, Sebastião Pereira, agradeceu a presença da Semtur e parabenizou pela iniciativa. "Quero parabenizar o secretário Pablo e sua equipe pela presença aqui na comunidade. Isso é importante para que os técnicos conheçam a comunidade como um todo e os problemas que a comunidade tem, e que de alguma forma possamos buscar alternativas para sanar ou minimizar as problemáticas na comunidade, dentre elas a qualificação das pessoas e a preservação ambiental, além da valorização do turismo de base comunitária", destacou.

A comunidade apresentou ao secretário de Turismo a programação do Festival do Açaí e ficou acertada uma reunião com a Federação e a Consulte para traçar uma agenda de cursos de capacitação de 2018 para as comunidades do Eixo-Forte, que será realizada no dia 5 de outubro, às 9h30, na Semtur para o detalhamento dos cursos. A próxima comunidade a ser visitada será Pajuçara, no dia 31 de outubro.

No final da reunião, foi servido para todos os participantes o delicioso açaí de Santa Luzia, iguaria que é referência na gastronomia da região.