Plano de Turismo será modernizado: primeira oficina.O evento, que reuniu representantes de instituições ligadas ao turismo, líderes comunitários e técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), aconteceu nesta terça-feira (22) no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental – CIAM.
Diego Pinho, secretário de Turismo de Santarém: planejamento.A oficina é uma estratégia da Prefeitura de Santarém, por meio da Semtur, que convida a sociedade para participar do processo de revisão, atualização e elaboração de novas propostas para o Plano Municipal de Turismo. A medida, prevista no artigo 189 da Lei Municipal 20.534, é uma normativa do Plano Diretor do município revisado em 2017 e aprovado em 2018.
De acordo com o secretário municipal de turismo, o Plano elaborado pela empresa Chias Marketing e lançado em 2015 tem sido a principal ferramenta usada pela Secretaria para definir ações para o fomento do setor. Todavia, ele precisa de atualizações. “Nós não desconsideramos o Plano Estratégico de Turismo Santarém/Belterra. Pelo contrário, as suas propostas têm sido usadas, a exemplo dos cursos de qualificação, Press Trip e Famtour, que realizamos recentemente na cidade e já obtivemos resultados positivos. Mas, seguindo a normativa do Plano Diretor, devemos modernizá-las. E essa é uma oportunidade de elaborar novas estratégias para que todo o município seja contemplado. Por isso, necessitamos da participação da população para que seja uma construção conjunta”, explicou Diego Pinho.
participação popular urante as discussões: turismo.Propostas como o Centro de Turismo Comunitário do Irurama, que é um projeto que foi submetido à captação de recursos, a construção do Complexo Turístico de Ponta de Pedras, o retorno dos cursos de graduação em turismo e inclusão dos jovens que estão saindo do curso técnico para o primeiro emprego estão sendo apresentadas durante as oficinas.
Ao todo, serão três oficinas, que contemplam a área urbana, regiões de rios e planalto. A participação da população é de extrema importância no processo. Serão as considerações dos participantes da oficina que vão nortear as futuras ações e diretrizes do poder público municipal no que diz respeito ao turismo na cidade. “Depois desse processo vai ser redigido um documento técnico que vai ser apresentado à Câmara Municipal de Santarém para que seja validado o Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo. Lembrando que o Plano é uma das exigências do Ministério do Turismo para que os municípios permaneçam no mapa do turismo”, disse Henrique Rabelo, Turismólogo da Semtur.