4. Prefeitura inicia construção do Sistema de Abastecimento de Água Potável da Aldeia Açaizal
Prefeitura inicia construção do Sistema de Abastecimento de Água Potável da Aldeia Açaizal Autor: Desconhecido

O empreendimento beneficiará 75 famílias, cerca de 270 pessoas O acesso a água é um direito fundamen...

O empreendimento beneficiará 75 famílias, cerca de 270 pessoas

O acesso a água é um direito fundamental de todo ser humano. Nesse sentido, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) segue investindo em saneamento básico. Recentemente foram iniciados serviços de Construção do Microssistema de Abastecimento de Água Potável da Aldeia Açaizal, região da Curuá-Una. O empreendimento contempla a perfuração do poço com 120 metros de profundidade e um reservatório de 20 mil litros, além de uma rede de distribuição de água de 5.271 metros. A obra beneficiará 75 famílias e aproximadamente, 270 pessoas.

No momento estão sendo executados serviços de escavação e reaterro dos trechos onde serão alocadas as canalizações e as tubulações. Já foram concluídos a perfuração do poço e instalação do elevado que sustentará a caixa d'água.

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar destacou o empenho do município em relação ao fortalecimento das políticas públicas e do compromisso de governo em levar água de qualidade para as regiões mais distantes. "Damos continuidade às ações do governo levando políticas públicas para as regiões mais distantes do município de Santarém. Nesse sentido, este projeto vai atender as demandas de distribuição de água às várias famílias da Aldeia Açaizal, garantindo assim mais qualidade de vida aos moradores que passarão a receber água tratada nas residências", disse Aguiar.

ldeia Açaizal, localizada na Região da Curua-Úna, não possuía sistema de abastecimento de água. A maioria da população da comunidade usufruía de poços "caseiros" particulares existentes em outras comunidades.

Uma das beneficiadas será a moradora Maria Francisca, de 44 anos. Ela conta que as dificuldades para se obter água de qualidade na comunidade eram grandes, principalmente no verão. "Estou muito feliz com esse projeto. Antes, íamos buscar água de poços rasos de outras comunidades, caminhávamos longas distâncias para conseguir o líquido, era muito difícil", contou.

O serviço na localidade está sendo executado pela empresa vencedora da licitação, Terra Construções e Serviços Ltda - ME e o prazo para a execução é de três meses. Na obra serão investidos R$ 419.273, 05 (Quatrocentos e dezenove mil, duzentos e setenta e três reais e cinco centavos ), fruto do Tesouro Municipal.

"A pedido do prefeito Nélio estamos trabalhando para facilitar o acesso à água nas comunidades no interior de Santarém. Sabemos que o desafio é grande por conta das distâncias, porém damos continuidade em políticas públicas com o compromisso de levar água de qualidade para as comunidades", ponderou o titular da Semap, Bruno Costa.