4. Prefeitura inicia Círculo de Palestras para artesãos e servidores da Secretaria de Turismo
Prefeitura inicia Círculo de Palestras para artesãos e servidores da Secretaria de Turismo Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

Com base no Plano Encontro (Plano de Desenvolvimento Turístico de Santarém e Belterra – 2015/2025), que direciona ações para a promoção e a qualificação dos profissionais da cadeia produtiva do turismo, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) iniciou na tarde de terça-feira (6), no Cristo Rei - Centro de Artesanato do Tapajós, um "Círculo de Palestras". A temática abordada nas palestras é a "Excelência no Atendimento ao Turista".

O secretário de turismo, Diego Pinho, destacou a relevância de oportunizar as palestras para os profissionais que trabalham no atendimento direto aos visitantes e turistas dos espaços turísticos de Santarém. "Este ano nosso trabalho será voltado para oportunizar aos nossos profissionais que desenvolvem suas atividades no centros de atendimentos aos turistas, para que eles possam ter subsídios para melhorar ainda mais suas técnicas de atendimentos, como forma de buscarmos sempre a excelência no atendimento às pessoas que procuram os nossos serviços turísticos", ressaltou.

Para a coordenadora do Cristo Rei, Cássia Mendonça, a palestra contribuirá bastante para reforçar o compromisso em atender bem os clientes. "Recebemos turistas de muitos lugares do Brasil e do exterior e que precisam ser bem recebidos para a garantia de seu retorno. O curso vem somar conhecimentos para nós que trabalhamos com o atendimento direto do visitante e turista aqui no Cristo Rei"

A professora Erbena Silva do IFPA, ministrante das palestras, avaliou o evento como positivo, pois todo o processo de formação de bons profissionais está na atualização de seus conhecimentos. "A palestra teve boa receptividade e os participantes gostaram bastante. Na avaliação afirmaram que aprenderam muito e este momento é muito importante para o nosso turismo, porque o turismo é muito dinâmico e as pessoas não podem ficar paradas no tempo, a formação continuada em qualquer área é vital, de maneira que os profissionais precisam saber o que está acontecendo no cenário atual para melhor suas práticas no dia a dia", destacou.

De acordo com a artesã Niete Pereira, da Loja Arapiuns, todo o conteúdo foi de encontro com a importância da busca de melhorias nos atendimentos para a conquista dos clientes. "Eu achei que foi importante todo o conteúdo, que nos alerta para um novo olhar para o cliente, para as suas necessidades, como atender bem e melhor o cliente, tudo isso para vender bem e garantir a volta dos nossos clientes". Finalizou.

O "Círculo de Palestras" de "Excelência do Atendimento ao Turista" aborda os temas como Qualidade no Atendimento do Serviço Público e Marketing Pessoal. Neste primeiro momento o curso foi ofertado para os artesãos e servidores do Centro de Artesanato do Tapajós – Cristo Rei. No dia 12 de fevereiro será ofertado para os servidores da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e no dia 19 de fevereiro será ministrada para os artesãos e servidores do TFT – Terminal Fluvial Turístico.