A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) deu início, nesta semana, aos serviços de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Potável da Comunidade Irurama, região do Eixo Forte. O empreendimento contempla a perfuração do poço com 120 metros de profundidade e dois reservatórios de 20 mil litros cada. A obra beneficiará aproximadamente 193 famílias e aproximadamente 652 pessoas.
Neste primeiro momento estão sendo executados a perfuração do poço, em fase de conclusão, e a instalação do elevado que sustentará a caixa d'água.
O Prefeito Nélio Aguiar destacou o esforço do governo para a contemplação do projeto de ampliação do microssistema na comunidade e a chegada das ações do governo às regiões mais distantes. "Demos início a uma obra de grande importância para os moradores de Irurama. A comunidade já possuía um microssistema, porém insuficiente. Diante da situação, enquanto gestão municipal, nos empenhamos para mudar este panorama, contemplando a sua ampliação. Este serviço vai beneficiar diretamente os habitantes, contribuindo para uma vida melhor", disse Aguiar.
A comunidade já possui um microssistema de abastecimento de água, porém é antigo e atualmente não atende a necessidade de seus moradores. O poço perfurado na década de 90 possui apenas 80 metros de profundidade e atualmente não supre a demanda de água exigida. O sistema de reserva também é de apenas 10.000 litros, quantidade insuficiente para levar água à totalidade dos moradores.
Jorge Henrique, uma das lideranças da comunidade, lembra o empenho dos comunitários para que o sonho de ampliação do microssistema de água se tornasse realidade. "Para que isso acontecesse nós tivemos que enfrentar alguns desafios, a comunidade incansavelmente cobrava do poder público. Ficamos felizes pela aceitação. Agradecemos ao prefeito Nélio e ao Secretário Bruno Costa. Sem dúvidas este empreendimento vai melhorar significativamente a qualidade de vida dos comunitários", declarou.
Na obra serão investidos R$ 218.733,67 (Duzentos e dezoito mil, setecentos e trinta e três reais e sessenta e sete centavos) fruto de recursos próprios. A empresa Terra Construções e Serviços Ltda - ME que ganhou a licitação e executa os serviços no prazo de dois meses.
"Uma das políticas públicas desse governo é levar água para as famílias do nosso município. Hoje a maior demanda da Semap é a implantação dos microssistemas e estamos trabalhando para aumentar cada vez mais o número de famílias beneficiadas em Santarém" relatou o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.