Vacinação no posto implantado no Residencial Salvação.A raiva é uma doença transmitida pela saliva do animal infectado tendo alto grau de letalidade. Em Santarém, a doença foi controlada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que garante anualmente, o acesso as doses da vacina para as pessoas que têm pets. No dia 29 de junho, a campanha teve início na cidade e somente na primeira semana já imunizou 3.851 cães e gatos.
De acordo com a secretária de Saúde, Dayane Lima, a ampla divulgação foi a responsável pela alta procura da vacina, que está sendo distribuída seguindo uma estratégia de prevenção e cuidados para não gerar aglomerações, por conta da pandemia. “Assim que recebemos as 60.200 doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde, nos preocupamos em fazer um cronograma de distribuição e nos planejamos para que as pessoas pudessem levar seus pets até a Divisa, ou mesmo pegar as doses para vacinar seus animais em casa, para evitar aglomerações. Divulgamos amplamente para que a população tivesse conhecimento da vacinação, e logo nessa primeira semana já imunizamos um grande número de animais”, destacou.
A médica veterinária e coordenadora do setor da vigilância animal da Divisa, Alessandra Costa, explica sobre as estratégias montadas para facilitar o acesso às doses. “Estamos muito contentes com o resultado, pois nossas estratégias estão dando certo, as pessoas estão procurando a Divisão de Vigilância em Saúde para vacinar seus cães e gatos e os que não puderam levar seus animais, estão pegando as doses para vacinar em sua casa. Lembrando que quem for pegar as doses na Divisa, tem que levar um isopor com gelo para o condicionamento da dose. Outra estratégia que tivemos um bom retorno foi montar um posto no Residencial Salvação que também teve grande procura”, explicou Alessandra.
Na Divisão de Vigilância em Saúde foram distribuídas e ministradas 1.865 (mil, oitocentas e sessenta e cincos) doses no período de 29 de junho a 06 de julho. Nos dois postos que foram montados no Residencial Salvação ministraram 1.986 (mil, novecentos e oitenta e seis) doses, no dia 04 de julho.
A vacinação segue com posto fixo na Divisa no horário de 08h às 17h, onde as pessoas podem levar seus animais ou mesmo adquirir as doses da vacina antirrábica para imunizar seus pets em casa.