Aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), na escola de Artes Emir Bemerguy, a entrega dos instrumentos para os vencedores do Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém de 2017 e 2018. Na ocasião foram entregues 32 instrumentos musicais aos vencedores de 2017 e 53 instrumentos musicais aos vencedores do Festival em 2018.
"Gostaria de agradecer a compreensão dos integrantes das bandas por terem esperado essa entrega. Nós, infelizmente, tivemos alguns atrasos, mas, hoje, estamos prestando conta e entregando todos os equipamentos referentes aos anos de 2017 e 2018. Esse atraso também se dá por conta de que alguns equipamentos foram adquiridos fora do país, consequentemente a logística é um pouco mais complicada, mas, hoje, para nossa felicidade estamos conseguindo entregar a todos os instrumentos acordados em reunião com as coordenações das bandas e fanfarras. Nós estávamos com uma pendência de duas tubas que tinham sofrido atraso na entrega e a previsão era somente em janeiro, mas na quarta feira eles chegaram à Santarém e hoje já estamos fazendo a entrega dos mesmos junto com os demais instrumentos", afirmou a secretária de Educação, Mara Belo.
Em 2018, o Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém reuniu 30 participantes que se apresentaram e competiram nas categorias de Banda de Percussão, Fanfarra Simples e Banda Musical nos dias 14, 15 e 17 de setembro. O evento proporcionou as quase 20 mil pessoas que passaram pelo Estádio Colosso do Tapajós belíssimos espetáculos coreográficos e musicais. Na opinião da organização foi um verdadeiro show feito pelas crianças e jovens que compõem o movimento das bandas de Santarém, de municípios vizinhos, inclusive do Estado do Amazonas.
"Imagine muitos jovens estando em uma atividade como essa e para que eles possam realizar um trabalho como esse, eles precisam estar na escola no mínimo três vezes por semana para os ensaios, se dedicando. Então, atividades como essa através dos projetos de músicas na escola proporciona o resgate de muitos alunos que estavam perdidos, que estavam nas drogas, por isso esse investimento no Festival de Bandas possibilita esse trabalho que além de cultural também é social", reforçou a coordenadora da Escola de Artes Monique Marinho.
"O festival cresceu bastante. Nos últimos dois anos, ele deu um salto gigantesco e o governo conseguiu ter essa sensibilidade de perceber o alto nível desse evento, que inclusive esse ano recebeu participantes de outros estados, como a escola que veio do Amazonas. Com o reconhecimento do governo, dando atenção e também a estrutura para o festival, o nosso resultado foi muito positivo", afirmou o coordenador do NEL, José Maria Lira.
Para quem competiu, ter esse reconhecimento com premiações tão importantes e que vão melhorar muito o desempenho deles nas apresentações, é mais do que valioso. O regente da Banda da Escola Maria de Lourdes do bairro Livramento, que venceu na categoria banda musical em 2018, complementou.
"A nossa preparação inicia desde março, Então é um trabalho árduo, porém de muita satisfação. Hoje, nós conseguimos envolver nossos alunos nessas atividades e isso ajuda e muito no desempenho deles dentro de sala de aula, por que só participa da banda quem estiver indo bem nos estudos. Foi uma medida que nós encontramos de fazer nossos alunos gostarem da escola e vestirem a camisa de fato da instituição que estudam, e o resultado foi a nossa vitória em 2018 no festival de Bandas e Fanfarras", disse muito orgulhoso o regente da Banda Maria de Lourdes, Eude Lima.
O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, falou da alegria de proporcionar oportunidades como essa para as escolas do município, incentivo à cultura e também a educação de Santarém.
"É um momento de externar a nossa felicidade e o nosso orgulho, não é para mim é para nossa cidade, para nosso povo. E a gente fica muito feliz em poder estar avançando nessa política pública envolvendo nossos alunos, envolvendo nossos regentes e envolvendo toda a população. É impressionante o show que a gente presencia no 7 de setembro, no festival de bandas e fanfarras. Por isso, hoje, nessa entrega dos instrumentos que irão melhorar ainda mais o desempenho de vocês no próximo ano do festival, eu fico extremamente feliz e realizado de poder, mesmo em meio a tantas dificuldades que estamos enfrentando com a crise financeira, entregar tudo o que foi prometido e acordado a vocês, por que vocês são merecedores dessa premiação e o que estamos fazendo é um investimentos na educação, na cultura e no futuro desses jovens que compõem as bandas e fanfarras das nossas escolas", finalizou o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
Em 2017, as categorias eram:
Fanfarra simples;
Fanfarra com melodia;
Banda Marcial.
No ano de 2018 as categorias passaram a ser:
Banda de Percussão;
Fanfarra Simples;
Banda de Música.
As escolas premiadas em 2017 foram:
Categoria: fanfarra simples
1º lugar: Escola Boa Fé - Santarém /Boa Fé-Lago Grande
2º lugar: Escola Maria de Lourdes Almeida - Santarém
3º lugar: Escola Tiago Xisto de Aragão - Santarém/Curuai-Lago Grande
Categoria: fanfarra com melodia
1º lugar Escola Profª Maria Socorro Jacob - Itaituba
2º lugar: Escola José de Alencar - Santarém
3º lugar: Escola Lírio dos Vales - Santarém/cab. do Uruari-Lago Grande
Categoria: banda marcial
1º lugar: Escola Frei Ambrósio - Santarém
2º lugar Escola Almirante Soares Dutra - Santarém
3º lugar: Escola Álvaro Adolfo da Silveira
Já as escolas vencedoras em 2018, foram:
Categoria banda de percussão
1º lugar: Escola Tiago Xisto Aragão - Lago Grande
2º lugar: Escola Estrela Negra
3º lugar: Escola Boa Fé - Lago Grande
Categoria fanfarra simples
1º lugar: Escola Inglês de Souza - Óbidos
2º lugar: Escola Lírio dos Vales - Lago Grande
3º lugar: Escola São José - Óbidos
Categoria banda musical
1º lugar: Escola Maria de Lourdes Almeida
2º lugar: Escola Álvaro Adolfo da Silveira
3º lugar: Escola Almirante Soares Dutra
As premiações totalizam o valor R$ 76.151,45. Dentro da licitação ficou um excedente de instrumentos no valor de R$17.358,00, que será destinado ao projeto Música na Escola da Semed, haja vista que todos os acordos previstos para a premiação do Festival de Bandas e Fanfarras foram cumpridos.