4. Prefeitura entrega kits humanitários e aguarda aprovação de plano para reconstruir sistema viário
Prefeitura entrega kits humanitários e aguarda aprovação de plano para reconstruir sistema viário Autor: Desconhecido

A Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Gestão, Orçamento e Finanças (Semgof) iniciou, no final da tarde desta quarta-feira (9), a entrega dos kits de assistência humanitária para as famílias que foram afetadas pelos estragos causados pelas chuvas em bairros da área urbana de Santarém. O município aguarda agora a aprovação de seu Plano de Trabalho, que resultará na liberação de R$ 12 milhões para obras de recuperação dos desastres. A entrega foi realizada na Associação dos Moradores do Bairro Vitória Régia e contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, da Secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, da secretária Josilene Pinto (Semgof), do chefe de gabinete Erasmo Maia e do coordenador de Defesa Civil municipal Raimundo Trindade.

O repasse dos materiais foi feito à Prefeitura pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), por meio do Ministério da Integração Nacional e é resultado do reconhecimento do Decreto Municipal de situação de emergência nº 090/2018, em decorrência de enxurradas. O decreto levou em consideração os transtornos causados aos moradores e os prejuízos de materiais públicos e privados de 23 bairros afetados.

"O município foi atingido por fortes enxurradas com um volume de chuvas bem acima da normalidade do inverno natural Amazônico. Como nosso município é cheio de altos e baixos e tem solo arenoso, a água ganhou velocidade e saiu provocando erosão, alagando casas, desabamento de muros e deixou muitas famílias afetadas com perda de móveis e utensílios. Decretamos emergência e tivemos o reconhecimento", relembrou o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Neste início de ação, ao todo, foram distribuídos 325 cestas básicas, 325 kits de limpezas, 325 kits de higiene pessoal, 1.298 colchões de solteiros, 1.298 dormitórios (travesseiro, lençol e cobertor), além de 195 pacotes de fraldas descartáveis infantis e 195 pacotes fraldas descartáveis geriátricas.

Recuperação do sistema viário

O envio dos kits de assistência é primeiro passo do atendimento do Governo Federal. O município também solicitou a recuperação da infraestrutura das vias da cidade, que foram danificadas pelas fortes enxurradas. "Estamos trabalhando pra conseguir ajuda para reconstruir o sistema viário, reconstruir algumas ruas que foram praticamente destruídas. Temos um projeto no Governo Federal na ordem de R$ 12 milhões de reais, que esperamos que seja aprovado brevemente", explicou o prefeito Nélio Aguiar.

Nélio acrescentou que o Município também desenvolveu um plano de trabalho solicitando ajuda ao Governo do Estado, que destinou um recurso de R$ 400 mil para minimizar os transtornos em Santarém. "Vamos sempre buscar parcerias seja pela Defesa Civil, por emendas parlamentares ou pleitos com o Estado para que o Município de Santarém possa receber mais recursos para investimento no sistema viário que apresenta problemas históricos. Estamos trabalhando para mudar isso priorizando os projetos para os bairros mais afastados da área urbana".

As famílias que receberão as ajudas são aquelas que já foram cadastradas pela equipe da Secretaria de Assistência Social. Até o final da próxima semana, todos os kits serão entregues às famílias atingidas.

Confira mais fotos da ação