Cem kits de uniformes foram entregues na manhã desta quarta-feira (7) a agentes de endemias do município pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A entrega aconteceu no auditório da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), e contou com a participação do Prefeito Nélio Aguiar, da Secretária de Saúde Dayane Lima, do Coordenador da Divisa João Alberto Coelho, do Coordenador do Programa da Dengue em Santarem Edivan Lopes e do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará (Sintesp) Sandro Pacheco.
"Essa é uma obrigação nossa. É o nosso maior compromisso. Atender as necessidades dos servidores públicos para que possam assim prestar um bom atendimento a população santarena. Parabenizo vocês por serem uma equipe de servidores comprometidos que vão paras as ruas, atuam de casa em casa e estão apresentando bons resultados para o município que já se tornou referência a nível nacional em ter praticamente exterminado a dengue em Santarém. Tudo isso graças a vocês. Parabenizo e agradeço a todos, guerreiros e guerreiras que abraçam suas funções e fazem um excelente trabalho servindo ao nosso município e a população santarena", enfatizou o prefeito Nélio Aguiar.
A secretária destacou a importância da entrega dos kits aos agentes de endemias. "A administração pública tem o compromisso de aprimorar a saúde pública em nossa cidade. Entregar os kits pessoalmente também demonstra que temos a responsabilidade de dar condições de trabalho para os nossos servidores. Estamos sempre em busca de alternativas que possam melhorar de uma forma geral o serviço de saúde em Santarém. Parabenizo a todos os agentes pelo trabalho que cada um tem desenvolvido nos quatro cantos da cidade e que tem gerado bons frutos. Reconhecemos com muita satisfação o trabalho de vocês. Parabéns a todos!", finalizou.
Para o agente e coordenador do Programa da Dengue em Santarém Edivan Lopes os kits com fardamentos facilitam o trabalho do profissional. "O fardamento é uma maneira de identificar o servidor ao entrar nas casas dos moradores, quando permitido, isso identifica e qualifica também a Instituição, no caso a Prefeitura e a secretária de saúde. Assim a gente consegue desenvolver um trabalho de mais qualidade e de confiança por parte da população que também se sente mais segura para abrir a porta da sua casa para nós", destacou o agente.
Os kits são entregues anualmente e contém dois pares de uniforme, sendo: duas calças, duas camisas, um boné, uma mochila, uma bota, um cinto, além do protetor solar.