A Assistência Social também é um serviço essencial e vem realizando ações e atendimentos nos níveis da Proteção social Básica e Especial e Conselhos Tutelares em diversas frentes, seja nos equipamentos, como também nas comunidades ribeirinhas nas ações de rios, planalto e na cidade.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Santarém, vem realizando inúmeras medidas de prevenção à covid-19 e, os servidores da Política Municipal de Assistência Social da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), vem prestando uma série de trabalhos seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
E por essa razão, nessa quinta-feira (30), mais um quantitativo de EPI’S (Equipamento de proteção individual) foi entregue para os representantes da Proteção Social Básica e Especial e também para os Conselheiros Tutelares. Os kits são compostos por óculos, luvas, capote, tocas e máscaras.
Alguns equipamentos tiveram as atividades coletivas suspensas. Mas, foram adotados os atendimentos remotos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Convivência do Idoso (CCI).
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher- Maria do Pará e os 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) continuam prestando atendimentos ao público de forma individual seguindo os protocolos da saúde com a utilização dos EPI’s necessários.
“Nossa preocupação é com o bem estar dos nossos colaboradores, eles fazem um atendimento muito importante na linha de frente de nossos equipamentos, atendendo a população em situação de vulnerabilidade social, e, por isso, precisam ser resguardados, para que continuem com esse importante trabalho", pontuou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
A Secretária Celsa Brito destacou ainda que a população deve continuar a fazer o uso das máscaras, só saindo de casa se for realmente necessário.
A Conselheira Tutelar Edinelma Silva esteve representando o Conselho Tutelar II para receber o kit de prevenção. “Esse kit chegou em boa hora. A nossa proteção é muito importante, pois, atendemos as demandas da população, estando protegidos iremos continuar na linha de frente desenvolvendo nossas atividades.”