Prefeitura entrega ambulancha reformada à região do Lago Grande. Foto-Mauro Nayan
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), entregou no último sábado (17), uma ambulancha para atendimento às comunidades da região do Lago Grande. A solenidade ocorreu no porto da comunidade de Vila Curuai e contou com a participação do prefeito Nélio Aguiar, do vice-prefeito José Maria Tapajós, de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e das comunidades da região.
Ambulancha vai atender aproximadamente 70 comunidades e quase 4 mil famílias. Foto-Mauro NayanA ambulancha foi totalmente reformada, recebeu pintura e um novo motor para melhor atender aos usuários. A embarcação é de médio porte e possui equipamentos de suporte básico para a remoção de pacientes. Ela vai atender cerca de 70 comunidades, totalizando 3.980 famílias da região.
"Este era um compromisso da gestão do prefeito Nélio Aguiar e da secretária de saúde Dayane Lima para com as comunidades do Lago Grande e que foi cumprido. Em casos urgentes, a rapidez no atendimento pode ser decisiva. Então, isso irá facilitar muito o deslocamento dos pacientes das comunidades dessa região ribeirinha até Santarém, para que recebam atendimento especializado, quando necessário", salientou a enfermeira Alba Leal, que representou a secretária de saúde Dayane Lima.
De acordo com cronograma de atendimento da ambulancha para a região ficou acertado que ela ficará sediada no período da cheia na comunidade de Vila Curuai e durante o período da seca, na comunidade de Vila Socorro. "Acertamos isso com as comunidades para facilitar os atendimentos na área e para que a ambulancha não fique parada por nenhum período do ano", explicou Alba Leal.
Para facilitar ainda mais o atendimento das comunidades ribeirinhas do município, a Semsa deve entregar nos próximos meses mais duas ambulanchas. Será uma ambulancha para a região do Tapajós e outra para a região do Arapiuns, aproximando ainda mais os serviços de saúde dos moradores das regiões de rios.
Unidade Básica de Saúde de Vila Curuai
Prefeito Nélio Aguiar e equipe da Semsa fiscalizaram as obras de reforma e ampliação da UBS de Vila Curuai. Foto-Mauro NayanAlém de entregar uma ambulancha, a comunidade de Vila Curuai também vai receber uma Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada. No mês passado, o prefeito Nélio Aguiar assinou a Ordem de Serviço, orçada em R$ 250 mil, autorizando o início das obras. Acompanhado da equipe da Semsa, o gestor foi ao local vistoriar as obras.
Após a reforma e ampliação, a UBS contará com dois consultórios médicos, uma sala própria para exame de PCCU, sala de vacina, teste do pezinho e mais qualidade para atender aos usuários.