4. Prefeitura entrega à comunidade a ampliação da escola municipal Aldo Ferreira Campos
Prefeitura entrega à comunidade a ampliação da escola municipal Aldo Ferreira Campos Autor: Desconhecido

Mesmo com orçamento limitado, a gestão vem melhorando a estrutura dos educandários. Foto-Mauro Nayan...

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, entregou à comunidade escolar do bairro Alvorada, na noite desta sexta-feira, 30, a ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Aldo Ferreira Campos. Foram construídos pavilhão, passarela coberta, sumidouro e o muro. Além disso, foram realizados reparos, a exemplo da manutenção do sistema elétrico e revitalização da pintura.

Na escola, Prefeitura entregou mais quatro salas. Foto-Mauro NayanNélio Aguiar comentou que a ampliação de escolas do município obedece ao planejamento da gestão, por meio de um diagnóstico. O estudo registra que em algumas áreas do município houve crescimento elevado de alunos, o que exige aumento de salas de aula. De acordo com prefeito, a zona leste do município é a que registra maior crescimento da população em virtude da instalação do Residencial Salvação e outras ocupações no entorno.

"Com isso, a gestão sente a necessidade urgente de ampliar escolas para atender aos estudantes dessa grande área", justificou o prefeito.

Mesmo diante de um cenário com orçamento limitado, o prefeito enfatizou que a gestão está fazendo a aplicação e realiza o controle correto dos recursos, para efetivar melhorias que as escolas necessitam.

O vice-prefeito José Maria Tapajós comemorou a entrega da ampliação da Escola Aldo Ferreira Campos, na mesma semana em que fez aniversário. Tapajós completou 63 anos de idade, no dia 28 de agosto, e segundo ele, bem vividos ao lado de uma família maravilhosa e centenas de amigos. Tapajós disse ainda que, na condição de vice-prefeito, ao lado do prefeito Nélio Aguiar, a gestão continua entregando obras na cidade e no interior.

Alunos e professores terão condições para desenvolver as atividades, avalia a secretária Mara Belo. Foto-Mauro NayanA secretária de Educação, Mara Belo, informou que são mais quatro salas de aula entregues. A gestora lembrou que os beneficiados serão aqueles abrigados temporariamente em um barracão improvisado no Residencial Salvação.

Mara Belo explicou que foi uma medida emergencial, pois a escola não oferecia espaço suficiente para atender a esses alunos. "Agora nossos alunos e professores terão espaço adequado para desenvolver suas atividades e os estudantes vão estudar em um local digno à prática do ensino/aprendizagem", destacou.

A diretora da Escola Aldo Ferreira Campos, professora Cilene dos Santos Vidal, informou que atualmente o educandário atende a 1.020 alunos, do pré-escolar ao ensino fundamental, e conta ainda com 60 servidores. O novo pavilhão é formado por quatro salas de aula e vai atender a 140 alunos. Cilene Vidal disse ainda que com a ampliação da escola e outros serviços realizados, a gestão escolar vai oferecer um local mais organizado aos alunos.

"Essas melhorias, também, refletem na qualidade do ensino e ajudam a melhorar a autoestima dos estudantes, dos professores e demais colaboradores", observa.

Durante a solenidade, houve apresentações culturais com a participação do ex-aluno Ranan Castro, que interpretou a música "Nada se Compara", de Jana Figarella, com a coreografia da aluna Letícia Guimarães, do quinto ano vespertino; os alunos das salas externas da escola, que funciona no Residencial Salvação, apresentaram a Dança do Boi, sob a responsabilidade dos professores: Dário Jorge Pereira, Laurivan Vasconcelos e Maria Sônia Horta; os alunos Sophia Santiago Mesquita, do 5º ano, e João Charles Oliveira, do 4º ano, fizeram um agradecimento especial ao prefeito Nélio Aguiar, comitiva e aos convidados.

A escola conta com novo pavilhão, passarela coberta, sumidouro e muro. Foto-Mauro NayanA programação finalizou com o descerramento da placa de inauguração. Além do prefeito e vice e da secretária de Educação, também, estiveram presentes os vereadores Maria José Maia; Alisson Pontes; Ronan Liberal Jr. e Didi Feleol; a assessora educacional da Zona Urbana, professora Marilza Serique; a diretora da Escola Aldo Ferreira Campos, professora Cilene dos Santos Vidal; a presidente da Associação de Moradores do bairro Alvorada, Rosemary dos Santos Fonseca; o representante da Igreja Católica - Santo Expedito da Alvorada - , padre Eugênio Venzon e o representante da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Missionária, pastor Emerson do Socorro Martins Brazão.