1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura e Senar certificam 1ª turma do curso de Higiene, Conservação e Armazenamento de Alimentos
Prefeitura e Senar certificam 1ª turma do curso de Higiene, Conservação e Armazenamento de Alimentos Autor: Desconhecido

Prefeitura e Senar certificam 1ª turma do curso de Higiene, Conservação e Armazenamento de Alimentos

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Prefeito Nélio Aguiar entregando certificado do cursoA Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural (Se...

Prefeito Nélio Aguiar entregando certificado do cursoA Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ministrou durante uma semana o curso de Higiene, Conservação e Armazenamento de Alimentos para técnicos atuantes em áreas específicas de execução do PAA da cidade e representantes de cooperativas de agricultores dos municípios de Santarém, Belterra, Prainha e Brasil Novo. O curso realizado em dois turnos uniu a teoria com a prática.

1º dia do curso de Higiene, Conservação e Armazenamento de AlimentosO objetivo do curso foi demonstrar que todos os equipamentos públicos devem aplicar estratégias de treinamento e desenvolvimento para a segurança alimentar, combatendo o desperdício e prevenindo o mau uso. Além de buscar qualidade aos alimentos adquiridos por equipamentos como o PAA, ação do Governo Federal que agrega valor a agricultura familiar através da aquisição de produtos para distribuir a famílias enquadradas em eminente risco de insegurança alimentar, colaborando assim com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil.

"Nós temos que unir forças para trabalharmos juntos, pois assim com certeza a sociedade terá um resultado mais positivo. O Senar está à disposição. O curso é totalmente gratuito, essa parceria é muito importante, ganha o município, ganha as pessoas e ganha todo mundo com o desenvolvimento. Precisamos levar cada vez mais conhecimento aos nossos produtores rurais e as pessoas que manipulam os alimentos" afirmou Adinor Batista, coordenador do Senar.

José Maria Pereira Carvalho, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do município de Brasil NovoJosé Maria Pereira Carvalho, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do Município de Brasil Novo, distante 356 quilômetros, veio a Santarém pela informação do Governo Federal que o município de Santarém já é considerado referência na execução do PAA. "Brasil Novo está buscando a implantação desse programa, devido a necessidade e importância dele para o município, principalmente para o fomento da agricultura familiar que ajudará na organização dos nossos agricultores."

O Prefeito Nélio Aguiar parabenizou os técnicos que puderam ampliar seus conhecimentos durante essa semana. "Nós retomamos o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no início de nossa gestão por considerarmos o tamanho da importância para as nossas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e principalmente para fortalecer a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do município, movimentando financeiramente Santarém", ressaltou o prefeito.Conclusão do curso de Higiene, Conservação e Armazenamento de Alimentos

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, observou ter sido uma semana muito produtiva para todos que puderam participar do curso. A Secretária destacou que a assistência social abrange também a questão da segurança alimentar para as famílias em vulnerabilidade social, que recebem por meio do PAA uma alimentação saudável.

Secretária Celsa Brito em entrega de certificado a aluna do cuirso"O PAA é uma parceria do Governo Federal com o município que repassa a verba para execução do Programa comprar os produtos da agricultura familiar e distribuir para as famílias cadastradas nas associações de bairro, nos equipamentos do município, nos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), abrigos etc. Ano passado foram distribuídos alimentos para 28 mil famílias.Com esse curso os técnicos estão mais capacitados para repassar as demais pessoas que trabalham na execução do programa as importantes orientações relacionadas a higiene, conservação e armazenamento desses alimentos", garantiu.

O encerramento contou com a apresentação de carimbó e com café regional. A próxima turma do curso está prevista para iniciar em 7 de maio, também com a participação de mais 20 técnicos.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.