4. Prefeitura e Sebrae reinauguram Sala do Empreendedor em Santarém
Prefeitura e Sebrae reinauguram Sala do Empreendedor em Santarém Autor: Agência Santarém

Prefeitura e Sebrae reinauguram Sala do Empreendedor em Santarém

Ronnie Dantas
Espaço foi inaugurado hoje pela manhã

Em cerimônia ocorrida na manhã desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/Pará, reinaugurou a Sala do Empreendedor. O espaço foi inaugurado em 19 de setembro de 2018 e, hoje, 15, ocorreu a renovação do Termo de Parceria entre Prefeitura e Sebrae a entrega da nova identidade visual do espaço.

A Sala do Empreendedor é um espaço exclusivo para atender empreendedores e donos de pequenos negócios que desejam abrir, ampliar ou obter informações sobre suas empresas, além de oferecer cursos e consultorias aos empreendedores do município, através da parceria com o Sebrae, dando suporte também na capacitação dos técnicos da sala e do agente de desenvolvimento do município.

Dentre os principais serviços oferecidos estão, Formalização gratuita e simplificada, obtenção do CNPJ, emissão do Certificado de Condição MEI, alteração gratuita de dados do MEI e baixa, dentre outros.

Diversas autoridades locais e do Sebrae a nível nacional estiveram presentes. A Secretária de Finanças Josilene Lira Pinto representou o prefeito Nélio Aguiar.

O Diretor Superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, destacou a parceria entre Sebrae e Prefeitura. “A gente tem percebido que o olhar da Prefeitura desde a primeira gestão tem sido muito dinâmico com relação ao cuidado com o empreendedor e hoje é uma prova disso, fazer a remodelagem dessa Sala do Empreendedor que é um ponto importante para que a Prefeitura tenha a fortaleza do empreendedor cada vez mais desenvolvida e é dessa forma que o Sebrae entra, junto com a prefeitura, reinaugurando esse equipamento que é de fundamental importância pro desenvolvimento do município”, destacou Magno.

A Secretária de Finanças Josilene Lira Pinto ressaltou os resultados da parceria com o Sebrae.

“Os resultados que a gente tem colhido do trabalho desenvolvido na Sala do Empreendedor são frutos da parceria de sucesso da Prefeitura de Santarém através da Secretaria de Finanças com o Sebrae. Essa parceria que iniciou em 2018 e, ao longo desses anos, tem alcançado resultados muito positivos, principalmente para o aquecimento dos pequenos negócios no município de Santarém”, disse Josilene.

De acordo com a secretária de finanças, os atendimentos saltaram de 40 mil em 2018 para mais de 52 mil em 2021, isso em meio à pandemia e com a disponibilização dos canais de atendimentos online, visando a prevenção ao novo coronavírus.

“Nós temos hoje uma media de 40 mil atendimentos por ano, a sala completa três anos de existência passando de 120 mil atendimentos feitos aos empreendedores da cidade”, completou.

A Sala do Empreendedor funciona dentro da Central de Atendimento ao Contribuinte é gerida pela Secretaria de Finanças em parceria com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, além da Associação de Contadores e do Conselho Regional de Contabilidade.

"A Sala é um instrumento de apoio e suporte aos micro e pequenos emprendedores de Santarém. Sem burocracia e com esse suporte, esses pequenos negócios crescem, gerando emprego e renda no município", disse Vilberto Sá, diretor da Central de Atendimento ao Contribuinte.

A reinauguração da Sala do Empreendedor de Santarém é mais um passo importante para o fomento ao empreendedorismo no município e também para a criação e desenvolvimento dos pequenos negócios.

Entre outras as autoridades presentes estavam o presidente da Câmara Municipal de Santarém Ronan Liberal Junior, vereador Alexandre Maduro, o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), Roberto Branco, o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santarém (CDL), Sidney Bahuman, os Secretários de governo Emir Aguiar, João Pingarilho e João Paiva e o chefe de gabinete Alberto Portela.