4. Prefeitura e PNAIC capacitam 500 professores da educação infantil
Prefeitura e PNAIC capacitam 500 professores da educação infantil Autor: Desconhecido

Prefeitura e PNAIC capacitam 500 professores da educação infantil

A prefeitura de Santarém, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) promoveu, neste sábado (28), das 8h às 12h, no auditório Curuá-Una do Hotel Barrudada, formação para 500 professores das unidades da educação infantil da rede municipal de ensino.

Participaram da mesa de abertura dos trabalhos a Secretária de Educação do Município, Mara Belo; a coordenadora regional do PNAIC, Cleadiane Lima; o assessor para assuntos educacionais da Semed, Marcos Gentil; a coordenadora da Educação Infantil da secrataria, Aline Rodrigues; a diretora da escola Hilda Mota, Elinete Pimentel; a coordenadora da Umei do Santarenzinho, Ana Célia e a coordenadora Municipal do PNAIC, Izivana Xavier.

A Secretária de Educação, Mara Belo declarou que os principais objetivos do encontro foi formar e atualizar a prática docente. Segundo ela, em 2018, esse trabalho de formação iniciou com toda a força visando construir novas metodologias para atuar em sala de aula. Mara ressaltou que é preciso encontrar maneiras mais envolventes, criativas e prazerosas para que o conjunto dessas atividades se torne mais efetiva e corrobore com a formação dos alunos em sala de aula.

A Secretária disse ainda que o investimento aos professores da educação infantil vai atender a formação de mais de 60 mil alunos, regularmente matriculados na rede de ensino do município de Santarém.

Mara Belo destacou que a iniciativa vem para fortalecer 100% do sistema educacional que é formado pela escola, família, aluno e sociedade. Por isso, todos os envolvidos no processo educacional precisam ter a percepção das mudanças de postura das famílias na atualidade. "Hoje se tem uma participação reduzida dos pais e responsáveis dos alunos nas escolas e também não se fazem tão presentes em casa. Muitos devido a uma jornada de trabalho bastante exigente".

Diante de tantos desafios a escola precisa ressignificar esse conjunto de elementos que compõem a sociedade contemporânea e que é determinante no processo educacional das gerações.

A coordenadora da educação infantil da Semed, Izivana Xavier informou que o encontro de formação foi dedicado aos professores que atuam em sala de aula com alunos do pré da educação infantil e do 1º ao 3º anos do ensino fundamental I e II.

Izivana também falou sobre a rotina dos professores em sala de aula, cujas discussões giram sobre o que o professor pode trabalhar durante o dia em se tratando de conteúdo. Os objetivos, de acordo com a coordenadora devem ser voltados às crianças por meio do lúdico, a fim de trabalhar a coordenação motora e a percepção ao invés de insistir no exercício da leitura e da escrita. "As crianças precisam aprender ler e escrever, mas isso vai ocorrer no momento certo, isto é, depois da criança exercitar a sua percepção e a sua motricidade", concluiu.

Após a abertura do encontro foi ministrada uma palestra com o tema "A importância do planejamento da rotina na educação infantil". Houve ainda atividades práticas com a divisão dos presentes em equipes para elaborar um planejamento de rotina, em 30 minutos, considerando toda a teoria repassada durante a palestra de abertura.

Como atividade também foram organizados dois cantinhos de aprendizagem: o cantinho das formas constituído por caixa geométrica, tabuleiro das formas e dados com formas geométricas e o outro cantinho contendo "o mundo das letras" com varal de histórias, mala viajante e painel dos rótulos.

No final do encontro, os participantes levaram para suas casas o relatório das dificuldades enfrentadas nas turmas para consolidar as metas traçadas sobre a educação infantil no município de Santarém.