Ação democratizou atendimentos de saúde para população ribeirinha. Com 25.681 procedimentos, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Dr. Montenegro encerrou suas atividades de assistência de saúde em Santarém, fruto de parceria entre Marinha do Brasil e Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que ofertaram diversos serviços da Atenção Básica e de Especialidades para as comunidades da região do Piracãoera e comunidades do entorno. Nos três dias, 26 a 28 de novembro, 700 pessoas foram atendidas.
Comandante Jairo Araújo, secretária de Saúde Dayane Lima, vereador Ronan Liberal Jr. e a técnica da Semsa Alba Leal. A secretária de Saúde Dayane Lima enalteceu o trabalho da parceria que possibilitou o atendimento de mais uma comunidade ribeirinha do município. “Mais uma grande ação em benefício da população ribeirinha, que com certeza contribui e muito para o acesso dos serviços de saúde, desta vez para os comunitários da região do Piracãoera. Estamos muito felizes em poder contribuir ainda mais com a saúde desta população, trazendo nossos serviços da Atenção Básica e de especialidades como a mamografia, ultrassonografia e odontologia, graças a essa importante parceria com a Marinha do Brasil e já conversamos para as possibilidades da equipe voltar ano que vem”, afirmou a secretária.
“Estamos encerrando nossas ações aqui no Pará e seguindo para outra missão. Conversamos com a secretária de Saúde e explicamos os procedimentos para a solicitação do retorno da Operação Mar Limpo com os nossos profissionais para o atendimento de outras comunidades. Assim como comunidades que atendemos no Amazonas e no Acre, no Pará também existem comunidades que precisam dos atendimentos do Navio de Atenção Hospitalar Doutor Montenegro. Agradecemos a parceria da Prefeitura de Santarém que possibilitou estarmos juntos no êxito desta missão dada pelo Governo Federal”, salientou o Comandante da missão, Jairo Araújo Domingos Silva, em reunião com a secretária de Saúde, Dayane Lima, vereador Ronan Liberal Jr. e a técnica da Semsa, Alba Leal.Secretária de Saúde Dayane Lima, Comandante Jairo Araújo, vereador Ronan Liberal e equipes da Marinha e Semsa
Raquel Caldeira durante procedimento de exame de ultrassom de Tireóide.A comunitária Raquel Silva Caldeira do Piracãoera de Baixo falou de sua espera em conseguir o atendimento. “Estava esperando há 3 anos para fazer essa ultrassonografia da tireóide, fiz todos os procedimentos para a realização do exame e minha espera encerrou hoje. Estou muito contente com a Prefeitura e a Marinha por estarem aqui na comunidade com esses atendimentos, pois precisamos muito e agora é só fazer o acompanhamento para continuar mantendo a minha saúde”, explicou.
Outro atendimento disponibilizado para a comunidade foi a atualização das vacinas. Nádia Azevedo Ferreira da Silva, mãe de Davine Caroline, de 4 anos, da comunidade da Enseada do Aritapera, aproveitou para atualizar a carteirinha da filha. “Minha filha agora está imunizada, só faltava a vacina do sarampo, agora estou tranquila. Nós como pais, temos que ter essa preocupação para que nossos filhos tenham a vacinação atualizada para prevenção de muitas doenças. Esse aqui é um momento muito especial de oportunidade de atendimentos”, destacou.Davine Caroline vacinada contra o sarampo.
Maria Alcilene Silva Sousa, de 53 anos, realizou o exame de mamografia que aguardava a um tempo. “Já tinha marcado para fazer, mas lembro quanto tempo tava esperando e graças a Deus veio esta ação aqui para o Piracãoera. Quero agradecer a Marinha e Prefeitura por trazer essa oportunidade para mim e para a nossa comunidade, estou muito satisfeita”, ressaltou.
Diversos atendimentos realizados. O vereador Ronan Liberal Jr. acompanhou as ações de saúde no Navio e avaliou como positiva a parceria da Prefeitura de Santarém com a Marinha do Brasil. “Avalio como uma ação importantíssima e parabenizo tanto a Marinha do Brasil, como a Prefeitura de Santarém que facilitaram o acesso da saúde para essa população que muito precisa, dos diversos serviços oferecidos aqui. Na condição de vereador me sinto muito feliz em estar acompanhando esse trabalho para poder continuar nossa articulação junto ao órgão de saúde, solicitando e apontando parcerias para minimizar as necessidades da população ribeirinha que tem muita dificuldade de chegar até a área urbana do município para a busca de serviços de saúde. Trazer essa atenção aqui foi muito importante e temos que enaltecer esse trabalho”, parabenizou.Parceria entre Prefeitura de Santarém e Marinha do Brasil levando atendimentos de saúde a áreas ribeirinhas.
Durante a ação foram realizados os seguintes atendimentos:
Consulta Médica - 399
Procedimentos Odontológicos – 94
Restaurações - 89
Rx Odonto - 24
Exodontias - 263
Kit higiene bucal - 450
Exames Laboratoriais - 81
Vacinação - 64
Mamografias - 30
Ultrassom - 50
Eletrocardiograma - 22
PCCU - 20
Medicação endovenoso e intramuscular - 10
Dispensação de Medicamentos - (Distribuição) – 24085