4. Prefeitura e Cosanpa ofertam curso de biscoito caseiro para moradores de Alter do Chão
Prefeitura e Cosanpa ofertam curso de biscoito caseiro para moradores de Alter do Chão Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autora: Geisa de Oliveira

Quem resiste a um biscoito com castanha do Pará ou um recheio mais inusitado como um biscoito de cebola? Essas e outras delícias foram algumas das receitas ensinadas em um curso de biscoitos caseiros ministrado para 22 usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Alter do Chão entre 17 a 21 de maio. O curso gratuito foi uma iniciativa da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Pará (Cosanpa).

Os alunos do curso foram moradores de Alter do Chão e Eixo forte, alguns deles acompanhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família-PAIF do Cras Alter do Chão.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, acompanhou a certificação e aprovou as receitas de biscoitos. “Muito bom ver uma turma com pessoas buscando aprimorar o seu ofício, buscando empreender nesse momento de pandemia que vivemos. Esse é o caminho, se reinventar e aproveitar as oportunidades. Tudo estava uma delícia. Agradecemos a Cosanpa que ofertou essa parceria muito importante”, disse Celsa agradecida.

Flavia Carpeggiani, coordenadora de vendas da Unidade do Baixo Amazonas/Santarém e mais 8 municípios da Cosanpa, acompanhou o encerramento do curso e destacou a parceria. “Entendemos que a parte social é extremamente importante. Essa é a quinta vez que fazemos cursos voltados para o social, e aqui com apoio da nossa técnica social Gracilene de Almeida nossa representante na vila realizamos esse curso. Aqui em Alter do Chão os participantes foram receptivos pelo conhecimento, novas oportunidades e agradecemos o Cras Alter do Chão pelo o apoio.”

O assessor de representação distrital de Alter do Chão, Kleber Costa, participou da certificação. “Como ouvimos de uma participante o curso serviu para se reinventar e buscar mais esperança. Ficamos felizes, pois a comunidade de Alter do Chão passa a ter pessoas mais qualificadas.”

“Essa foi uma experiência que deu muito certo, eu senti que essa turma será multiplicadora dos biscoitos. Em Alter a gente vive de doces e eles só irão aprimorar seus trabalhos. O biscoito Monteiro Lopes que é feito com cupuaçu, agora eles aprenderam fazer com Castanha do Pará que é uma receita nova, aprenderam também biscoito salgado de cebola. Receitas básicas com ingredientes simples e de baixo custo, econômicos que vão gerar renda”, destacou a chefe de cozinha Siderlene Souza que ministrou o curso.

Josivane de Freitas, moradora da vila, artística plástica de pintura em cerâmica, foi uma das 22 participantes do curso. “Eu já até fiz as receitas com a minha família. Minhas filhas e marido colocaram a mão na massa e fez com que nos aproximássemos, o curso não ficou só aqui, foi para nosso lar e vou fazer as receitas em casa e ensinar para minhas filhas”, contou a participante Josivane.