Prédio fica localizado na Av. Sérgio Henn, bairro Aeroporto Velho. O Centro de Atendimento Social e Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão – CAS/CAEC que recebeu, recentemente, revitalização do prédio voltou a fazer atendimentos a população por meio de agendamentos. A medida é necessária para evitar aglomerações e proteger a saúde dos colaboradores e usuários, diante da pandemia da covid-19.
De acordo com a coordenadora Márcia Lehmann, com a retomada dos serviços foram adotadas novas medidas por meio de um fluxograma para que o atendimento possa acontecer sem riscos para a população. A coordenadora esclareceu que nos últimos dias vem formando-se muitas filas em frente ao centro, que iniciam na madrugada, motivadas pelo auxílio emergencial do Governo Federal.
“Temos no município mais de 30 mil pessoas recebendo esse auxílio e só temos 4 agências da Caixa Econômica Federal, aqui no CAS/CAEC nós temos um ponto de atendimento da Caixa, que compreende em um pequeno espaço, desde segunda-feira (27), estamos colocando 50 pessoas para dentro do prédio já ás 7h da manhã, sendo que dentro do posto da Caixa ficam 10 pessoas, mas no interior do nosso equipamento ficam 40 pessoas sentadas, respeitando o distanciamento social.”
Márcia destacou também demais serviços estão sendo realizados por meio de agendamento pelo telefone (93) 99110-5295. São eles: atendimentos relacionados ao CAS/CAEC como a inclusão e/ou atualização Cadastro Único, o acesso aos programas e benefícios do Governo Federal como: Bolsa Família (PBF), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira Interestadual do Idoso, Tarifa Social de Energia, em parceria com Equatorial Energia, como também outros serviços prestados pelo município, emissão do Passe Livre, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Carteira de Trabalho de Previdência Social (CTPS), Carteira de Identificação do Autista, Atendimento Social e agora com o Acessuas trabalho.
Quanto a emissão da carteira de Registro Geral (RG) toda segunda-feira está acontecendo a entrega de 100 fichas para atendimentos, o que compreende a 20 emissões por dia durante a semana.
“Nós disponibilizamos esse canal de atendimento para evitar que as pessoas saiam de suas casas desnecessariamente, diante desse período que estamos vivenciando. Nossa preocupação com o bem estar da população só cresce, as filas em frente ao nosso equipamento é uma dessas preocupações, mas temos que entender que será apenas durante esse período de pagamentos. Já adotamos a medida de colocá-los pra dentro do prédio ás 7h, colocamos esse telefone, tudo para que a população seja melhor atendida e evite a exposição ao vírus", pontuou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
O Centro de Atendimento Social e Centro de Atendimento ao Empreendedor Cidadão – CAS/CAEC, configura-se como uma unidade pública que oferta a gestão Municipal do Cadastro Único entre outros serviços e funciona de segunda à sexta, no horário das 08h às 14h.