1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. prefeitura debate sobre programas Nacional de Alimentação Escolar e PAA
prefeitura debate sobre programas Nacional de Alimentação Escolar e PAA Autor: Desconhecido

prefeitura debate sobre programas Nacional de Alimentação Escolar e PAA

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
O fortalecimento do cooperativismo e a organização da cadeia de produção ligada ao Programa Naciona...

O fortalecimento do cooperativismo e a organização da cadeia de produção ligada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram alguns dos assuntos abordados em reunião realizada nesta quinta-feira (22) na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca(Semap). Entre os presentes estavam representantes do Sebrae, do laticínio Morea, Sirsan, Cooprusan, Semed, Semtras e Ipam.

Na ocasião, foram discutidas as estratégias de fomento que algumas das entidades vem desenvolvendo para aprimorar a agricultura familiar no município. Toda essa dinâmica visa favorecer o fornecimento de alimentos para a merenda escolar em Santarém e um dos destaques foi a possibilidade de se inserir o leite in natura na alimentação dos alunos.

A Cooperativa dos Produtores Rurais de Santarém (Cooprusan), criada em 2010 é uma das fornecedoras de produtos para a merenda escolar. Para Sidney Nunes, presidente da entidade a reunião foi proveitosa uma vez que reuniu várias secretarias em prol do desenvolvimento rural no município.

"Esse tipo de debate é importante e fundamental para o fortalecimento da produção e ainda mais para o melhoramento da qualidade da agricultura familiar. Hoje a Semed é recebedora dos alimentos produzidos no interior e havendo esse fomento por parte da Semap quem ganha são as crianças que tem como benefício uma boa alimentação na merenda escolar" disse.

Outro parceiro que esteve na reunião foi o gerente regional do escritório do Sebrae em Santarém, Michell Martins. Para ele qualquer iniciativa que corrobore para o avanço da agricultura familiar é sempre bem-vinda.

"Projetos como esses que se consolidam agora são muito importantes. Que possamos cada vez mais contribuir para o desenvolvimento do produtor rural e familiar para se ter mais produtos oriundos desses dois grupos na merenda escolar. Quando se fomenta a economia aqui, o recurso que ia para fora do município acaba ficando e com isso o dinheiro circula no comércio gerando um circulo virtuoso na parte de negócios"

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) através do Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof) acompanha a produção rural no município. De acordo com o titular da pasta, Bruno Costa, vários projetos vêm sendo desenvolvidos como os de revitalização da piscicultura familiar, produção de citrus, cultivo da mandioca entre outros.

"A Semap tem acompanhado a produção nas comunidades do interior. Temos reunido com os produtores familiares e ouvido as demandas. Também temos buscado parcerias e projetos para consolidar ainda mais o desenvolvimento na área rural".

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.