1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Prefeitura de Santarém trabalha garantindo a continuidade dos serviços socioassistenciais
Prefeitura de Santarém trabalha garantindo a continuidade dos serviços socioassistenciais Autor: Desconhecido

Prefeitura de Santarém trabalha garantindo a continuidade dos serviços socioassistenciais

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Serviços mantidos preservando a segurança dos usuários e profissionais. A Prefeitura de Santarém, po...

Serviços mantidos preservando a segurança dos usuários e profissionais. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) trabalha para garantir a continuidade de serviços e programas socioassistenciais respeitando todas as medidas e condições que garantam a segurança e a saúde dos usuários e profissionais em meio a pandemia de Covid-19. À frente do serviço estão pouco mais de 400 profissionais trabalhando em horários flexibilizados e com as ações de segurança e bloqueio do novo coronavírus.

A Secretaria é um órgão institucional da administração municipal responsável pela elaboração e execução das políticas de assistência social em Santarém. Está sob a gestão da secretária Celsa Brito. Em virtude do atual cenário mundial adota medidas de prevenção e redução do risco de transmissão para preservar os serviços.

“Não podemos paralisar nossos atendimentos que são essenciais para o público de vulnerabilidade social. Os servidores que pertenciam ao grupo de risco permanecem em casa atuando em Home Office. Os demais continuam na linha de frente da assistência social observando os cuidados de prevenção da transmissão. Agradeço o trabalho comprometido, responsável e dedicado de todos os nossos colaboradores mesmo diante desta pandemia”, observou Celsa Brito.

A Semtras segue as orientações estabelecidas pelo Ministério da Cidadania que decreta que as equipes devem flexibilizar as atividades presenciais dos usuários nos centros de assistência social e suspender todas as atividades coletivas.  

Todos os servidores receberam da Prefeitura Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para desenvolver as atividades com segurança.  No entanto, é importante ressaltar que a população fique em casa e só busque atendimentos em casos graves ou urgentes.

Entenda a pasta da Assistência Social em Santarém

A assistência social é uma política pública, dever do Estado e direito do cidadão que promove serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial contribuindo com a inclusão social dos usuários e grupos específicos, além de assegurar que as suas ações garantam a convivência familiar e comunitária.

A gestão das ações na assistência social é organizada por meio de um sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS), estruturado em níveis de complexidade, sendo elas: a Proteção Social Básica, responsável pelas ações de prevenção; e a Proteção Social Especial, com as ações de atendimento especializado aos casos de violação de direitos.

Os servidores que fazem parte da Proteção Social Básica compõem os 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) em Santarém que continuam atendendo a população de segunda a sexta-feira de 8h às 14h, prestando atendimentos voltados a orientações sociais, psicológicas e (cadastro único agora por agendamento).

E a proteção Social Especial que conta com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro Pop Dom Lino Vombommel,  Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher- Maria do Pará, que funcionam também de segunda a sexta-feira de 8h ás 14h e as Casas de Acolhimentos Reviver – CAR (acolhimento institucional de crianças e adolescentes), Para Adultos e Família - CAAF - (que acolhe refugiados e indígenas Waraos) e também o acolhimento temporário para pessoas em situação de Rua que funcionam diuturnamente.

As equipes são compostas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, motoristas, cuidadores, cozinheiros, vigias, recepcionistas, cadastradores, técnicos administrativos e TIs, educadores sociais, estagiários e coordenadores.

Todas as atividades estão sendo realizadas de acordo com as medidas de segurança, em ambientes arejados e respeitando a distância mínima de um metro e meio entre si.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.