4. Prefeitura de Santarém revitaliza escola da comunidade Igarapé-Açu do Ituqui
Prefeitura de Santarém revitaliza escola da comunidade Igarapé-Açu do Ituqui Autor: Desconhecido

Prefeitura de Santarém revitaliza escola da comunidade Igarapé-Açu do Ituqui

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental São Francisco, da comunidade Igarapé-Açu do Ituqui, foi revitalizada com serviços de pintura para garantir melhor estrutura aos alunos. A entrega, realizada na manhã desta terça-feira (21), é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Estiveram presentes na entrega: o prefeito Nélio Aguiar, o vice-prefeito José Maria Tapajós, a secretária de Educação Mara Belo, os vereadores Júnior Tapajós (PR) e a professora Maria José Maia (DEM), a assessora do planalto professora Marluce de Pinho, a diretora da escola professora Robeni da Silva Soares, o representante da comunidade Elinaldo Santos Reis e alunos.

Leia também:

Antes da solenidade de entrega, o prefeito realizou uma vistoria técnica na escola e aproveitou a ocasião para dialogar com as crianças da comunidade. Nélio salientou que ainda que com recursos escassos, o governo municipal se engaja para atender a todos. Pontuou ainda sobre a revitalização da escola. "Estamos sempre em buscar de melhorar a educação de nosso município. Agradeço o trabalho da equipe de manutenção e peço o apoio de toda a comunidade escolar na preservação da instituição, para que assim possamos atender outras unidades que também precisam de manutenção. Parabenizo ainda os pedagogos pela passagem do seu dia, celebrado ontem, 20 de maio."

A secretária municipal de Educação Mara Belo exaltou o trabalho da assessora de planalto, professora Marluce de Pinho, e da gestora da escola, professora Robeni Soares, bem como as lideranças da comunidade de Igarapé-Açu. Informou que a exemplo da escola São Francisco, em 2019, outras escolas serão revitalizadas com serviços de pintura. "Em uma outra etapa, a ser feita mais pra frente, a escola irá receber a construção de uma passarela ligando a área de lazer ao banheiro da escola. Além disso, também serão revitalizadas as calçadas e o sistema de instalação elétrica. Pedimos, portanto o compromisso com a preservação dos serviços. "Os recursos aplicados aqui não são do prefeito, do vice-prefeito ou de outras autoridades presentes, mas vem do esforço de cada comunitário por meio de seus impostos. Por isso, precisamos ter cuidado com a escola", advertiu.

O vice-prefeito de Santarém José Maria Tapajós destacou que o governo municipal tem se empenhado para resolver as demandas de todas as comunidades, embora não seja tarefa fácil, por falta de recursos. E agradeceu a compreensão dos comunitários diante das dificuldades do governo.

O vereador Júnior Tapajós ressaltou a sua satisfação em participar dos encaminhamentos que contribuíram com a pintura da escola, bem como o empenho da Semed e do prefeito Nélio Aguiar, sempre sensíveis aos pedidos das comunidades. Relembrou que em dezembro do ano passado, a secretária Mara Belo o recebeu junto com a gestora da escola São Francisco para planejar a revitalização da escola.

A professora Maria José Maia lembrou que em 2002 esteve na comunidade Igarapé-Açu, por ocasião da solenidade de inauguração da escola São Francisco. "Nessa época nem havia ramal de ligação da comunidade com a sede do município, como tem agora. A melhoria da estrutura física de uma escola deve ser acompanhada da melhoria substancial da qualidade do ensino/aprendizagem dos alunos."

"Durante a campanha o prefeito Nélio Aguiar participou de uma reunião em Igarapé-Açu e hoje retorna para entregar um benefício importante aos alunos. Destaco ainda o trabalho dedicado da equipe de manutenção, coordenada pelo servidor Natalino Silva", disse Marluce de Pinho, assessora da Semed da região de planalto.

A professora Robeni Soares destacou a sua satisfação pela entrega da escola revitalizada, agradecendo ao vereador Júnior Tapajós, bem como o apoio decisivo do Prefeito Nélio Aguiar e da Secretária de Educação Mara Belo, para viabilizar a pintura da escola e realizar outras melhorias, como já foram anunciadas.

Depois dos pronunciamentos das autoridades, houve uma apresentação cultural. Cerca de 70 alunos da escola brindaram os presentes com a música "Canção do Céu", de autoria de Anderson Feire, interpretada em forma de conto-coral.

A escola São Francisco foi fundada em 10 de outubro de 1976 e em 2002 recebeu a construção do primeiro pavilhão em alvenaria. Atualmente, a escola conta com 134 alunos, funcionando nos turnos da manhã e da tarde, atendendo do pré-escolar ao 9º ano.