"Em 2018, recuperamos 365 km de ramais nas zonas rurais do município. Isso é muito importante para o município, pois garantimos a melhor trafegabilidade aos comunitários. Este ano, mesmo no período do inverno estamos com várias frentes de trabalho." Informou o titular da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) Bruno Costa sobre as ações de recuperação de ramais que continuam sendo intensificadas pela Prefeitura de Santarém em 2019.
Recentemente os trabalhos contemplaram o ramal que interliga as comunidades Guaraná a Santarém Miri, na região do Ituqui; e agora estão no Ramal Tapera Velha, na Comunidade Lírio dos Vales, região da Curuá-Una.
O ramal começou a receber as máquinas da Prefeitura na última semana. Serão 22 km de ramais em recuperação para a retirada de pontos críticos e de trechos intrafegáveis. O trabalho visa contribuir para trafegabilidade do transporte escolar, escoação de produtos bem como o transporte dos comunitários.
Um cronograma foi planejado pela Semap para que todas as comunidades e localidades rurais sejam contempladas com os serviços. A recuperação de estradas está sendo realizada com recursos próprios do governo municipal, e operadas diariamente nas comunidades mesmo com o período de chuvas.
Com os trabalhos, a Prefeitura oferece aos produtores, moradores e alunos, que utilizam as estradas do interior, mais segurança e conforto para o tráfego, tendo em vista que as vias rurais são responsáveis pelo escoamento da produção agrícola e consequentemente pelo abastecimento na zona urbana.
Saiba mais: