Para evitar acidentes de trânsito e quedas de árvores, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) realizou no fim de semana serviços emergenciais de poda nos vegetais do trecho da Avenida Mendonça Furtado, entre travessa Barão do Rio Branco e Moraes Sarmento.
A poda de árvores é realizada pela equipe de arborização da Semap durante o ano inteiro em Santarém e a equipe obedece um cronograma especial de atividades. O trabalho envolve rebaixamento da copa de árvores, poda de limpeza, poda de correção para dar maior equilíbrio à estrutura das árvores e levantamento de copa. São priorizadas grandes áreas urbanas como praças, canteiros de grandes avenidas e áreas de preservação.
De acordo com o coordenador Operacional de Arborização, Antônio Amaral, o trabalho da poda foi feito para evitar acidentes. "Por orientação de secretário Bruno Costa, estamos realizando essa atividade, podando as mangueiras que estão com galhos arriados sobre os semáforos e rede elétrica. Estamos trabalhando no sentido de evitar acidentes, e também no sentido de proporcionar um embelezamento à nossa cidade", finalizou.
O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, ressaltou que a poda é necessária quando obstrui a visão de semáforos; interfere na iluminação pública; dificulta a passagem de veículos considerados altos, causa riscos à população e interfere na fachada do imóvel. "Seguimos critérios técnicos rigorosos para a execução do serviço. Estamos focados na preservação das nossas áreas verdes. Estamos prontos para atender as demandas da sociedade e convictos de que os nossos profissionais fazem o melhor para o município", pontuou Costa.
Devido à ação, foi feita uma intervenção no local e o trânsito na via foi bloqueado por agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) que orientaram os motoristas e pedestres.