Com a finalidade de cumprir o Inciso VI, do Artigo 189, da Lei nº 20.534/2017, que instituiu o Plano Diretor Participativo do Município de Santarém, foi realizada a terceira oficina que revisa o Plano Municipal de Habitação e Interesse Social – PMHIS, na manhã desta sexta-feira (12), no ginásio coberto do Sindicato dos Profissionais das Instituições Educacionais da Rede Pública Municipal de Santarém – Sinprosan.
De acordo com a Coordenadora de Habitação e Desenvolvimento Urbano – CHDU/Semgof, Nelcilene Lopes, o PMHIS é um instrumento político-administrativo elaborado pela Prefeitura de Santarém com a participação da população do Município.
"Este é o terceiro evento realizado sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comercio e Tecnologia – Semdec, e CHDU, com a participação da população dos bairros que compõem a Zona Central. A exemplo das duas primeiras oficinas, os participantes identificam os problemas e apontam as possíveis soluções a serem analisadas posteriormente pelos técnicos que mediam os eixos temáticos do PMHIS", explicou Nelcilene.
Para a presidente do Conselho Comunitário do Bairro Aeroporto Velho, Fátima Rebouças, é importante a iniciativa do governo de revisar o plano de habitação. "E a população tem que participar e conhecer, debater e apontar soluções voltadas para a questão habitacional dos seus bairros".
Estiveram presentes no evento, o titular da Semdec, Ruy Correa, e o chefe de gabinete da prefeitura municipal de Santarém, Erasmo Maia, representantes do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis - Creci, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará - CREA, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará– CAU, além das lideranças dos bairros que compõem a Zona Central: Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Diamantino, Esperança, Interventoria e Floresta.
O próximo evento acontecerá na Zona Leste do município, especificamente no ginásio coberto da Escola São José Operário.